A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) vivenciou um momento marcante em sua história nesta terça-feira (11), com a reeleição de Luciane Bisognin Ceretta para o cargo de reitora. Com 11.228 votos, a chapa composta por Ceretta e Gisele Silveira Coelho Lopes, primeira vice-reitora eleita em uma chapa 100% feminina na história da universidade, obteve 97% de aprovação, registrando um aumento de 30% na participação em relação à última eleição.
Ceretta, que já ocupa a reitoria desde 2017, inicia agora seu terceiro mandato à frente da instituição. Em seu discurso de agradecimento, destacou a confiança depositada pela comunidade acadêmica e reafirmou seu compromisso com a excelência no ensino, inclusão e desenvolvimento regional. “Receber essa expressiva votação e a confiança da nossa comunidade acadêmica para seguir à frente da Unesc é uma grande honra e também responsabilidade”, afirmou a reitora.
Entre as prioridades para o novo mandato, estão a valorização e o cuidado com as pessoas; a manutenção de uma Unesc plural, democrática, inclusiva e participativa; sustentabilidade institucional; acesso e permanência estudantil; excelência em ações e projetos de pesquisa e extensão; compromisso com o desenvolvimento regional; excelência acadêmica na graduação e na pós-graduação; e a expansão da universidade com o lançamento de novos cursos.
A reeleição de Luciane Ceretta representa a continuidade de uma gestão que tem fortalecido a Unesc como um pilar do conhecimento e da transformação social no sul de Santa Catarina.