Por volta das 15 horas deste domingo, dia 27, uma guarnição da Polícia Militar, em rondas na rodovia BR 101, no bairro Arraial, em Passo de Torres, se deparou com um Renault Clio, de cor vermelha, placas de Forquilhinha e películas muito escuras, que chamaram atenção dos militares, pois não era possível ver quem, nem quantas pessoas estavam dentro do automóvel.
Os policiais militares, então, se aproximaram do veículo e deram ordem de parada, com sinais sonoros e luminosos, mas o mesmo ignorou a guarnição da PM, transitando ainda aproximadamente uns 3 quilômetros até decidir parar. A guarnição então realizou a abordagem do veículo na BR 101, alguns metros antes da fronteira com o Rio Grande do Sul.
No automóvel estava apenas um homem, o motorista, morador de Criciúma. Em busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado. Porém, em busca no veículo, foram localizados, no porta malas e atrás dos bancos, vários sacos com maconha, que totalizaram 140 quilos e 750 gramas da droga.
Os policiais militares então, deram voz de prisão ao motorista do Renault Clio, pelo crime de tráfico de drogas, sendo ele algemado pelo fundado receio de fuga e para preservação da integridade física própria ou alheia.
Perguntado ao autor sobre o fato, ele relatou que seu primo entrou em contato para que ele fosse até a cidade de Florianópolis buscar algumas malas, pelo valor de R$ 1.500,00. Que iria pagar o valor da gasolina também. Ao chegar em Florianópolis, se encontrou com um homem que não conhece, em um Focus preto, mas não sabe o endereço exato, pois chegou através de um GPS. Contou ainda, que quando chegou em Florianópolis, que percebeu se tratar de maconha, mas mesmo assim carregou o porta malas e começou sua viagem. Segundo o motorista do Clio, a droga seria entregue na cidade de Porto Alegre – RS, mas ele disse que não sabia informar quem iria recebê-lo.
O motorista do Clio foi entregue, junto com a droga, na Delegacia de Polícia Civil de Sombrio, assim como o carro e pertences pessoais do homem, preso por tráfico de drogas.