Lançamento da Estação Verão 2024/2025 pelo Corpo de Bombeiros, que ocorreu esta semana, fortalece a segurança nas praias do Litoral Sul Catarinense. Solenidade aconteceu em Arroio do Silva
Região
O lançamento da Operação Estação Verão 2024/2025 no Litoral Sul Catarinense ocorreu na manhã de terça-feira, dia 17, no Centro Esportivo Getúlio de Souza Silveira, em Balneário Arroio do Silva. A operação, considerada a maior realizada anualmente pelo CBMSC, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, abrange praias e balneários de diferentes regiões do estado.
Nesta temporada, o 4° BBM, 4º Batalhão de Bombeiros Militar, atuará em todas as praias do Extremo Sul Catarinense, incluindo Balneário Rincão, Morro dos Conventos, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres, contando com o trabalho de 221 guarda-vidas civis voluntários (GVCVs), e mais 20 guarda-vidas militares distribuídos em 77 postos ativados, totalizando 80 km de orla.
Um dos destaques da cerimônia foi a formatura de 55 novos GVCVs. O Curso de Formação de Guarda-Vidas Civil Voluntário, realizado anualmente antes do verão, prepara os participantes por meio de aulas teóricas e práticas sobre temas como ambiente marinho, trabalho preventivo, recuperação de afogados e técnicas avançadas de salvamento aquático. Ao final do curso, os novos guarda-vidas estão aptos a atuar no salvamento e prevenção de afogamentos nas praias. “Com a entrega desses novos profissionais e o trabalho dos nossos guarda-vidas, reafirmamos o compromisso do 4º Batalhão em oferecer um serviço de excelência e confiança para a sociedade”, destacou o tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, comandante do 4º BBM.
Além da entrega de certificados, houve o reconhecimento aos primeiros colocados de cada praia e a formatura foi finalizada com o tradicional banho de batismo dos formandos. Durante o evento, também foram entregues homenagens a dois apoiadores importantes da operação: Renan Machado, representante do estabelecimento Pura Brasil, e Johnny Cascaes Inácio, diretor da Penitenciária Sul.