Após três anos sem a realização de cerimônias, devido à pandemia da Covid-19, a Junta do Serviço Militar de Balneário Gaivota promoveu no último sábado, dia 30, a entrega de mais de 60 Certificados de Dispensa de Incorporação, para jovens alistados no município.
Os jovens dispensados foram das classes de 2003, 2004 e 2005. O secretário da JSM de Balneário Gaivota, Alex Barros, dirigiu a cerimônia, no saguão da Prefeitura Municipal e contou com a presença do prefeito Everaldo Kekinha dos Santos, vice Jonatã Coelho, presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Roberto da Silva, sargento Marcos Barbosa de Melo, vereador Jaison Leal Pereira, secretários de Turismo e Esporte, Felipe Santos, de Meio Ambiente, Marcelo Alves, da Indústria e Comércio, Ricardo Dávila, familiares e diretores municipais.
A cerimônia foi marcada pelo Juramento à Bandeira pelos jovens dispensados. A locução ficou por conta do secretário da Junta do Serviço Militar, Alex Barros, que destacou que os jovens estavam sendo dispensados da incorporação, mas que o compromisso com a Pátria permanece até completarem 45 anos e usou a célebre frase de Olavo Bilac, patrono do exército. “Ama com Fé e orgulho a terra em que nasceste”.
A seguir foram entregues pelas autoridades alguns Certificados de Dispensa de Incorporação, para um grupo de jovens. Usaram da palavra, o presidente da Câmara, vice-prefeito e o prefeito Kekinha. “Deem importância para seus pais, porque eles sempre querem o bem para vocês. Um cidadão patriota é um cidadão do bem. Desejo que sejam bem sucedidos na vida”, disse o prefeito.
Ao final, as autoridades e familiares posaram para fotos com os dispensados.