No mês de março, a cidade de Araranguá recebeu o major Diego Schwartz, que passou a integrar novamente o quadro de oficiais do 19º BPM.
O major ingressou na PMSC como soldado em 2003, tendo passado para oficial em 2009. Conta, atualmente, com 19 anos de efetivo serviço na PMSC. É formado em Direito, possui três especializações nas áreas do direito, segurança pública e teologia, além de dezenas de cursos técnicos e de capacitação na área da segurança pública.
Desde sua formação como oficial, ele atuou como oficial subalterno da 3ª Companhia do 9º BPM, em Criciúma (2011); subcomandante e comandante interino da 2ª Companhia do 19º BPM, em Sombrio (2011-2014); chefe das seções de logística e comunicação social do 19º BPM, em Araranguá (2014-2016); e comandante da 1ª Companhia do 19º BPM, que abrange as cidades de Araranguá, Maracajá e Balneário Arroio do Silva (2016-2021).
Durante sua carreira policial, o major Diego foi agraciado com muitos elogios concedidos por seus superiores e registrados em sua ficha funcional. Foi condecorado com o brasão do mérito pessoal de 3ª e 2ª categorias, com a medalha de bronze (dez anos de bons serviços prestados à PMSC), com a medalha de Mérito Intelectual “Major Idelfonso Juvenal” e com a medalha Corpo de Tropa.
Em 2020 foi homenageado nas câmaras de vereadores de Araranguá e Balneário Arroio do Silva por todo o trabalho realizado pela segurança da população.
Após ter sido o primeiro colocado no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (2019-2020), aceitou o convite do comandante-geral para atuar no Estado-Maior Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, em Florianópolis, onde serviu de março de 2021 até 2022.
Agora ele retorna a Araranguá para exercer a função de subcomandante do 19º Batalhão de Polícia Militar.
Sobre sua experiência no Estado-Maior Geral e seu retorno a Araranguá, declara: “Aprendi, cresci e evoluí muito na capital do estado, atuando no núcleo de projetos e na seção de pessoal e legislação (PM-1). Agora, estou muito contente por ter retornado à minha terra, nossa amada cidade de Araranguá, onde pretendo auxiliar o comandante do Batalhão e todos os policiais militares no exercício da polícia ostensiva nessa região que abrange os quinze municípios do extremo sul catarinense. Nossa região já é uma das mais seguras do estado e eu quero contribuir para deixá-la cada vez melhor.”
Assim, o 19º BPM deseja sucesso ao major Diego nos trabalhos que serão realizados em prol da sociedade.