Projeto Soletrando chegou ao fim nesta quinta-feira, depois de mais de 40 dias de competição e a vencedora do Soletrando Ensino Médio é Marina Cardeal. A jovem tem 18 anos e cursa o terceiro ano do IFC, Campus Sombrio
Sombrio
Baln. Gaivota
Marina Cardeal tem 18 anos, cursa o terceiro ano do IFC, o Instituto Federal Catarinense, Campus Sombrio, e é a vencedora do Ensino Médio no Soletrando.
Nesta quinta-feira, o projeto organizado pela Rádio 93 FM, Jornal Correio do Sul e Portal C1, chegou ao fim depois de mais de 40 dias de competição.
A vitória não chegou fácil para Marina. Antes, ela precisou enfrentar a muito bem preparada aluna do colégio Iemes, Melissa dos Santos A batalha de conhecimento entre as duas, para decidir a representante do terceiro ano, foi eletrizante.

Na final, a terceira colocação ficou com Mariane Gazano, da Escola Estadual Praia da Gaivota; o segundo lugar foi para Rodrigo Paz, da Escola Jovem de Sombrio e Marina na liderança.
Marina confessou que não se sentia tão segura quanto na etapa anterior, mesmo assim, manteve a esperança por gostar da área de linguagem nas aulas. Tanto que cursar letras é uma das suas opções. Já a amiga dela, Vitória Machado, estava confiante. “Eu vim torcer pessoalmente porque sabia que a Marina ia ganhar”, disse.
A professora Silvana Colares também comemorou: “A nossa aluna merece aplausos pela dedicação, desde a seletiva no IFC”.
Um vencedor especial
A participação de Rodrigo Paz no Soletrando foi uma bela e ousada aposta da Escola Macário Borba, a Escola Jovem.
O adolescente de 17 anos é autista, e conquistou todo mundo.
A mãe, Joseline, acompanhou o filho com orgulho e alegria. Jose contou que cedo percebeu que o filho era diferente, mas o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista só foi feito quando ele tinha 8 anos. “Só me diziam que ele era superdotado, e depois do diagnóstico, me informei muito sobre o autismo e ajudou bastante. Ele participar do programa foi mais uma superação”, afirmou.
Rodrigo não é apenas inteligente, é bem-humorado e tão gentil que ficava feliz com os acertos dos outros competidores. A presença dele foi elogiada por todos os diretores e professores, pela característica também da inclusão.
Alessandra Minato Teixeira é a segunda professora de Rodrigo, e explicou que o jovem é excelente aluno e querido pelos colegas. “Todo dia vou para casa com uma lição aprendida com ele”, disse.

Superando expectativas
A avaliação dos organizadores do Soletrando é de que o concurso superou as melhores expectativas. “Conhecemos pessoas maravilhosas, primamos pela transparência em todos os momentos, e encerramos com sentimento de dever cumprido”, avaliou a diretora de projetos da rádio 93.3 FM, jornal Correio do Sul e portal C1 Alissandra Paganini. Para a comunicadora Marivânia Farias, os momentos de alegria e emoção compensam o trabalho envolvido.
O projeto teve a participação ainda de toda a equipe dos veículos de comunicação, e a assessoria pedagógica da professora Carolina Carradore.