A Apae de Meleiro passará a contar, a partir deste ano, com o auxílio da Equoterapia para atender seus pacientes, diagnosticados com deficiência intelectual, múltipla e autismo, conforme critérios estabelecidos
Meleiro
Através de uma importante parceria entre a Administração Municipal de Meleiro, com o governo do Estado, por meio de recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Jessé Lopes, a Apae de Meleiro passará a contar, a partir deste ano, com o auxílio da Equoterapia para atender seus pacientes, diagnosticados com deficiência intelectual, múltipla e autismo, conforme critérios estabelecidos.
Na semana que passou o prefeito Anderson Scardueli, Nino, vice-prefeito Jonas Ostetto, acompanhados da secretária de Saúde, Cristiani Felisberto, gerente regional de Saúde da Amesc, Aríete Minetto e dirigentes da Apae local, do assessor parlamentar Raoni Pagani, participaram de um encontro no Haras Araranguá.
Na ocasião, puderam conhecer todas as etapas do processo de Equoterapia, que num primeiro momento irá contemplar o serviço a 10 pacientes com deficiência, conforme público alvo elegível, que passaram por triagem e avaliação da equipe multidisciplinar da Apae de Meleiro e AAAEE de Araranguá para serem beneficiados pelo serviço de Equoterapia.
Segundo a Apae, o número de pessoas com deficiência, principalmente com diagnóstico de TEA, Transtorno de Espectro Autista, têm crescido no município, demandando a busca por terapias e métodos de tratamentos eficazes na reabilitação e redução dos sintomas.
A Equoterapia é uma forma de reabilitação baseada na neurofisiologia. O cavalo com seu movimento tridimensional atua na facilitação neuromuscular e sensorial, que associada ao vínculo afetivo estabelecido entre o paciente, o cavalo e o terapeuta, contribui para o desenvolvimento das atividades motoras, cognitiva, sensoriais, psicológicas e sociocomunicativas das pessoas com deficiências.
De acordo com a administradora do Haras Araranguá, Vera Ramos, o serviço de Equoterapia conta com fisioterapeutas, guias laterais e atende hoje cerca de 89 crianças dos municípios de Araranguá, Arroio do Silva e agora também Meleiro. Através do convênio estabelecido entre a Prefeitura de Meleiro e Apae, os pacientes terão o transporte coletivo para as sessões de Equoterapia.