Meleiro
Sem focos positivos do mosquito transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya há quatro anos, a Saúde de Meleiro não baixa a guarda e ainda intensifica as ações de combate ao Aedes aegypti no Município.
A Secretaria Municipal de Saúde de Meleiro, por determinação da gestora da pasta, Elixsandra Mota, vem realizando um trabalho de prevenção e conscientização da população por todos os meios. Neste sentido, além do trabalho do Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, as agentes comunitárias de saúde têm sido parceiras, levando informações, com panfletos e orientações às famílias.
Mais armadilhas
De acordo com a responsável pelo Programa de Combate à Dengue, Fiscal Sanitária Eliége Casteler Dela Vechia, o Município de Meleiro conta hoje com 31 armadilhas nos bairros centrais e no Distrito da Sapiranga e mais sete pontos estratégicos. Este número será aumentado com a criação de mais dois pontos em outras comunidades.
Segundo Eliége, as visitas aos locais que possuem armadilhas são feitas semanalmente e nos pontos estratégicos a cada 15 dias, para controlar o vetor. A fiscal também faz controle nos cemitérios, para evitar que pratos de plantas possam abrigar larvas. O único mosquito que é mais popular que o aegypti em Meleiro é o aedes albopictus, que não deixa de ser perigoso, pois pode transmitir a Zika vírus e febre Chikungunya.
Como se prevenir
- 1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
- 2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
- 3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.
- 4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
- 5 – Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
- 6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
- 8 – Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
- 9 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
- 10 – Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
- 11 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.
- 12 – Convoque seus vizinhos, sua comunidade, amigos e parentes a se engajarem nesse combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.











