Uma menina de 11 anos, moradora de Curitiba (PR), foi localizada na tarde desta quinta-feira (10) após cair de um dos paredões do Cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS). O acidente mobilizou uma grande operação de resgate coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS).
De acordo com informações repassadas pelas autoridades, o acidente ocorreu por volta das 13h, quando a família da menina se deslocava de um mirante — o ponto mais alto do cânion — em direção a um banco de descanso. Segundo o secretário de Turismo de Cambará, Andrews Mohr, a criança teria saído correndo, o pai foi atrás, mas ela acabou caindo do paredão.
A vítima foi localizada por volta das 17h30min com o auxílio de um drone equipado com câmera térmica, que possibilitou a identificação da variação de temperatura corporal em uma área de difícil acesso.
Segundo o CBMRS, a operação de resgate exige o uso de técnicas de rapel. Até o momento, não há informações oficiais sobre o estado de saúde da menina.
A concessionária Urbia, responsável pelos serviços de apoio à visitação nos parques nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, informou que está prestando suporte à família no local e auxiliando as autoridades nas operações de resgate.
Ainda segundo o secretário de Turismo, não há histórico de quedas semelhantes no Cânion Fortaleza. Acidentes anteriores envolveram apenas pessoas que adentraram ilegalmente para realizar a travessia interna, prática proibida no local.