Cleber Monteiro Cunha, morador de Sombrio, já havia avistado as luzes em duas madrugadas anteriores desta semana e ontem teve um amigo como testemunha do fenômeno
Sombrio
Mais uma vez, luzes misteriosas brilharam no céu da Região, na madrugada desta quinta-feira, 17.
Cleber Monteiro Cunha, morador do bairro Nova Brasília, já havia avistado o fenômeno em duas madrugadas anteriores desta semana. A primeira vez foi na noite de segunda-feira, véspera de feriado, acordou às 4 horas da madrugada e viu pela janela do apartamento onde mora, duas luzes brilhando forte no céu. Uma delas se movimentando em direção ao Sul. Imaginando ser um satélite, ele ficou olhando pela janela, e viu outra luz aparecendo, com menos luminosidade, mas indo em direção ao mar.
Cleber contou a amigos sobre as luzes, que ganharam destaque nos noticiários ao serem avistadas por pilotos de avião.
Na madrugada seguinte, Cleber ficou observando o céu, e mais uma vez, pouco depois da meia-noite, viu o fenômeno novamente e gravou tudo em seu celular, postando nas redes sociais. “Às vezes apareciam duas luzes juntas, até três. Eram muito brilhantes”, explica.
Novamente, na note desta quarta-feira, dia 16, Cleber chegou em casa e se preparou para observar o céu. As luzes, no entanto, brilharam mais cedo. “Cheguei às 21 horas, e meu colega estava comigo. Esperei que aparecesse perto da meia-noite. Mas umas 23 horas, olhei para aquela janela, que é virada para o Sul, e vi as luzes. Chamei meu colega que viu também”, relata.
O rapaz conta que as luzes surgiram, se apagaram e voltaram a brilhar minutos depois. “Umas são como estrelas, brilham muito forte e as outras brilham atrás, mais fraco. Levou mais de uma hora brilhando, em um espaço baixo e indo em direção ao mar”, completa.
Para uma melhor observação, ele pretende ir com amigos à praia e tentar rever o fenômeno. “Se for mesmo um satélite, a gente pode avistar umas 22 horas, uma hora antes que ontem”, diz.
Apaixonado por mistérios, ele decidiu comprar um telescópio e quer descobrir de onde vêm as luzes que ele flagrou de sua janela. “Não são dos mesmos que a gente vê sempre, que ficam em sequência, um atrás do outro. O que apareceu agora são outro tipo. Gosto de saber mais, descobrir os mistérios do céu”, continua.
Sem saber a origem das luzes, muita gente está comentando o caso nas redes sociais, se perguntando se são apenas satélites ou algo obscuro e mais perigoso. Para Cleber, a beleza da imagem já basta para aplacar a curiosidade. “É muito bonito. Parece uma estrela, muito brilhante, aparecendo do nada, e sumindo no espaço”, encerra.
Relatos de pilotos
Desde o início do mês de novembro, pilotos de companhias aéreas estão relatando a visualização de luzes desconhecidas no céu de Porto Alegre. Em uma única noite, no dia 9, cinco pilotos relataram sobre as luzes à torre de controle. O fenômeno foi visto também em Santa Catarina, neste mesmo período.
Não há consenso entre os estudiosos sobre a origem destas luzes. Os especialistas chegaram ao que acreditam ser a causa mais provável: satélites que se deslocam em órbita baixa. Mais especificamente, os Starlink.”A hipótese mais plausível, até o momento, consiste em essas luzes possuírem como fonte luminosa esses satélites. Esses novos modelos podem refletir muito mais a luz solar”, disse à imprensa gaúcha o responsável pelo Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara, Carlos Jung.










