Meleiro tem um Jardim Botânico, na encosta do Morro Albino. Mudas de árvores de várias espécies, de seis biomas nacionais e 80 de outros países, foram plantadas no local e hoje são distribuídas entre amigos.
O paraíso fica logo ali e a paisagem supera os obstáculos da estrada margeada por canchas de arroz, próximo da área urbana de Meleiro. No paredão do Morro Albino, há milhares de espécies de plantas da mata atlântica brasileira e de alguns países, trazidas pelo seu Eliton Francisco Corneo Topanotti, de 70 anos, filho de imigrantes italianos, que se tornou colecionador de plantas nativas, frutíferas e ornamentais, que consegue através de uma rede de amigos que, como ele, são apaixonados pela natureza.
No sítio, com quase 4 hectares, Topanotti já plantou mais de 800 pés de árvores, das mais variadas espécies nativas, ornamentais e de chás. Cultivar e cuidar do patrimônio ambiental se tornou uma atividade cotidiana de Eliton, que faz questão de compartilhar de suas mudas com quem tiver interesse em plantar. Além de mudas de árvores, o aposentado cria abelhas sem ferrão.
“Aqui tem a Amora Paquistanesa, que comprei a muda por R$ 1.400,00, tinha dois palmos de altura e hoje está grande e viçosa. Consegui a Marula e Wampi, da África, Banana Musa Velutina e Castanha Akee, da Jamaica. A Ameixa Australiana já está dando frutos. Tem também Maçãzinha, da Tailândia, Cereja, do Uruguai, Medonho, de Portugal, Pitomba e Santol, da Malásia, Goiaba Branca, da Índia, e muitas espécies brasileiras, como o Araçá, de Goiás, Araçá, do Serrado, e plantas da Amazônia e de seis biomas brasileiros”, conta Topanotti. Ele já doou árvores para recompor a mata ciliar e de reflorestamento em Meleiro e Região.
O prefeito Eder Mattos esteve visitando o sítio e se mostrou encantado com a diversidade de plantas na área, enriquecendo a natureza abundante do lugar. “O Eliton é um dos meleirenses que cuida da natureza, planta, distribui mudas e preserva o que Deus nos legou nesta terra abençoada. Com certeza esse local serve de referência para pesquisas botânicas para alunos das escolas, professores e universitários, ambientalistas”, destaca. Para entrar em contato com o seu Eliton é só fazer chamada por WhatsApp: 48.9664.3394