O MPSC, Ministério Público de Santa Catarina, tem um novo núcleo especializado, criado para intensificar o enfrentamento à violência e contra a mulher. O Neavid, Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar e contra a Mulher em razão de gênero, foi formalizado em solenidade realizada na manhã de terça-feira, dia 19, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.
O Neavid reforça o trabalho desenvolvido desde 2016 pelo MPSC por meio do
Gevim, o Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar e contra a Mulher, que pavimentou o caminho promovendo a atuação articulada dos órgãos do Ministério Público na defesa e proteção dos direitos das mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
O MPSC ofereceu, somente no ano de 2020 cerca de 4,5 mil denúncias por crimes de violência contra a mulher, crime este que apresenta peculiaridades inquietantes e por isso é necessário olhá-lo com as lentes de gênero.
Para a procuradora de Justiça, Cristiane Rosália Maestri Böell,a violência contra a mulher é um problema estrutural, por isso seu enfrentamento é complexo, articulado e intersetorial, com ações sequenciadas, desde a inserção nos currículos escolares à punição dos agentes. “É isso que o NEAVID se propõe, a auxiliar neste enfrentamento de modo a possibilitar às mulheres e meninas a garantia de seus direitos de liberdade, de segurança e de dignidade”, declarou.










