Casas e pavilhões destelhados, postes caídos, fiação elétrica solta, falta de energia e galhos de árvore caídos, foram as ocorrências mais registradas nos Municípios da Região
O ciclone extratropical que atingiu a região na madrugada e manhã desta quinta-feira, dia 13, deixou prejuízos. Em Sombrio, Prefeitura e Defesa Civil alertam para ocorrências em postes em dois bairros e solicitaram à população que ficasse atenta a quaisquer casos de fiação caída, postes inclinados ou outras situações potencialmente perigosas, envolvendo energia elétrica. Segundo o diretor da Defesa Civil de Sombrio, Alessandro Tavares, a população deve considerar que todo fio caído de postes possa estar energizado e manter a distância. A orientação é entrar em contato com a Celesc no telefone 0800 048 0196, a ligação é gratuita. Além disso, a população deve ficar ainda atenta aos fortes ventos previstos.
As aulas nas escolas municipais e estaduais dos municípios de Timbé do Sul, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, Passos de Torres, São João do Sul e Balneário Gaivota foram suspensas na quinta-feira.
Mais prejuízos
Praia Grande teve registro de estragos na Escola Municipal Professor Eliziani Citadin Marques e no ginásio da Escola Estadual Bulcão Viana.
Em Balneário Gaivota, ventos fortes colocaram abaixo parte do alambrado do Estádio de Futebol Domingos da Silva.
Santa Rosa do Sul registrou postes caídos sobre vias nas comunidades de Vila Bitencourt, Pontão, Peroba, Sanga da Areia, Vila Nova, Parque Rosita e Centro. Árvore caída sobre uma residência no bairro Engenho Velho, sem vítimas e pouco dano ao imóvel. Árvore caída em rodovia secundária de Peroba, mas já retirada. Famílias isoladas em Cantão da Peroba por conta de destruição de ponte provisória (local aguardando kit de transposição do Estado). Além de residências e comércios destelhados.
Em Maracajá, as rajadas de vento se intensificaram pela manhã e início da tarde e o município acabou registrado alguns incidentes. Segundo o coordenador da Defesa Civil na cidade, Cleber Darolt, foram registrados destelhamentos, queda de postes e árvores, e algumas fiações elétricas também foram danificadas.
Na Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio, houve registro de detalhamento na parte de traz da edificação. Segundo a diretora da Escola, Aline Mello Rosso, no momento havia aula, porém, a direção tomou cuidado em não liberar os alunos para o pátio e nem refeitório, garantindo assim a segurança de todos. No Parque Ecológico Prefeito Thomaz Pedro da Rocha ocorreu o detalhamento de quase 100% da cobertura de um dos quiosques.
A contabilidade de estragos em Maracajá aponta ainda duas casas destelhadas (centro e Garajuva); um pavilhão destelhado na Garajuva; dois postes caídos no Espigão Grande; um poste perto da subestação na Garajuva quase caindo; problemas com fiação no Encruzo; alguns galhos de árvores caídos.
Em Timbé do Sul foram registradas ocorrências de destelhamentos, falta de energia, queda de arvores e postes, danos no reservatório de água do Samae, dentre outros. A Serra da Rocinha permaneceu fechada na quinta-feira, pelos fortes ventos e possíveis deslizamentos devido solo encharcado pelas chuvas dos últimos dias.
Sem luz
Além de Timbé do Sul, vários municípios da Região, incluindo interior de Araranguá, alguns bairros de Sombrio, São João do Sul, algumas comunidades de Jacinto Machado, Balneário Gaivota e Praia Grande, ficaram sem energia elétrica em parte da manhã desta quinta-feira.
A previsão do tempo indica o avanço de uma massa de ar frio na Região.