Ponte, localizada entre as comunidades de Boa Vista, em Meleiro, e Nova Esperança, em Turvo, estava obstruída desde que a antiga ponte sobre o Rio Jundiá foi levada pela correnteza, em julho de 2020
Meleiro e Turvo
Já está restabelecida a ligação entre as comunidades de Boa Vista, Meleiro, e Nova Esperança, Turvo, obstruída desde que a antiga ponte sobre o Rio Jundiá, foi levada pela correnteza, em julho de 2020.
Naquele período iniciou-se uma luta encabeçada por moradores da comunidade de Boa Vista, buscando reativar o trânsito e o consequente escoamento da produção agrícola entre os municípios.
O então prefeito de Turvo, Tiago Zilli, e de Meleiro, Eder Mattos, iniciaram as tratativas para elaboração do projeto para edificação de uma nova ponte.
Em 2021, com a entrada do novo prefeito de Turvo, Sandro Cirimbelli, as negociações foram retomadas e enfim, no mês de março de 2021 foi refeito o projeto e os prefeitos saíram atrás de recursos junto aos deputados e Governo Estadual. Como foram infrutíferas as tentativas nestas esferas, foi acertado que os custos da obra, orçada em R$ 600 mil, seriam divididos entre as duas Prefeituras. Após, foi dado início ao processo licitatório, no quala empresa Deep Engenharia, de Itajaí, foi vencedora, porém, não cumpriu as exigências de contrato para entrega da obra foi desclassificada e chamada a segunda colocada, Melcon Construções, que em curto espaço de tempo realizou o acabamento e finalização da obra. A nova ponte tem uma área total de 217,02 m² TREM-Tipo Classe 45, sendo 23 m de comprimento por 7,60 m de largura.
Para o vice-prefeito de Meleiro, Pedro Luiz Schuvartz, “É um motivo de felicidade para a comunidade e maior ainda para a administração ao entregar a ponte, porque faz o escoamento agrícola, é fundamental para a economia entre os municípios”.
O prefeito Eder Mattos, disse que a ponte será estratégica para desafogar o trânsito da BR-285 e fará ligação com a rodovia Mel 255, entre Meleiro e Araranguá. “Tivemos algumas polêmicas, mas faz parte, enfim, está pronta a obra e queremos agradecer ao nosso secretário de Obras, Giovani de Souza, e a Construtora Melcon, que concluiu esta importante obra”, destaca o prefeito Eder Mattos.