A partir desta quarta-feira, 18 de junho, às 20h, o Palazzo Delle Acque, em Nova Veneza, será palco da abertura da exposição “Sguardi Mascherati” (“Olhares Mascarados”, em tradução literal), do jovem artista Heitor Machado. A mostra integra a programação cultural da 19ª Festa da Gastronomia Típica Italiana e poderá ser visitada até domingo (22), sempre das 10h à meia-noite.
Composta por 20 obras produzidas com giz pastel seco e carvão, a exposição tem curadoria do fotógrafo Zé Ronconi e é inspirada em registros fotográficos feitos por ele ao longo de diversas edições da tradicional festa, em especial os icônicos mascarados do Carnevale di Venezia.
Aos 23 anos, Heitor Machado é morador do distrito do Caravaggio e formado em Artes Visuais pela Unesc. Seu trabalho propõe uma leitura contemporânea do clássico, transformando sombras em expressões e silêncios em poesia visual. “Às vezes não tenho expectativa do que estou produzindo e, no fim, é o trabalho de que mais gosto”, afirma o artista, revelando que o tempo de produção das obras pode variar bastante. “Em média, 40 minutos. Mas às vezes sai rápido”, comenta.
Na mostra, os olhos — tema central de sua pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) — aparecem de forma peculiar: borrados, cobertos ou mesmo ausentes. “Eles são muito mais que uma parte do corpo, então estão ‘indiretamente’ presentes em toda a obra. Na questão dos olhares mascarados, utilizo as máscaras para abordar isso e deixar o questionamento: estar sendo observado por algo que não te vê”, explica Heitor.
A exposição foi contemplada pelo edital da Prefeitura de Nova Veneza, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Varal Rural: o interior em foco
No mesmo espaço, os visitantes também poderão conferir o Varal Rural, exposição fotográfica que reúne 48 imagens captadas nas comunidades rurais de Nova Veneza. O projeto é assinado pelos fotógrafos Alexandre Antunes, Marlene Damiani Romagna e Zé Ronconi, que percorreram as comunidades de São José, São Francisco, São Bonifácio e Vila Maria nos últimos quatro meses.
“As fotos foram feitas ao longo dos últimos meses em visitas às comunidades. Depois da festa, as imagens seguem um itinerário de exposições pelas localidades retratadas”, adianta Ronconi.
As duas exposições ficam abertas ao público de 18 a 22 de junho, das 10h à meia-noite, no Palazzo Delle Acque. A entrada é gratuita.