A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) participou, na manhã desta terça-feira (4), da solenidade de abertura da Operação Fronteiras e Divisas Seguras, realizada às 10h no Morro do Farol, em Torres (RS). O evento reuniu autoridades e representantes de diversas instituições de segurança pública do Sul de Santa Catarina e do Norte do Rio Grande do Sul, marcando uma ação coordenada para o fortalecimento do combate à criminalidade transnacional.
A operação retoma edições anteriores e tem como principal objetivo intensificar a cooperação técnica e operacional entre as forças de segurança de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, além de promover o intercâmbio de informações com as províncias argentinas de Misiones e Corrientes, a Gendarmeria Nacional Argentina, a Prefeitura Naval Argentina e a Polícia Nacional do Uruguai.
Durante a cerimônia, a PMSC foi representada por policiais do 19º Batalhão de Polícia Militar (19º BPM), responsável pelo policiamento nos 15 municípios da região da Amesc, área catarinense que faz divisa com o Rio Grande do Sul. A solenidade contou também com a presença da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, entre outras forças parceiras.
A Operação Fronteiras e Divisas Seguras tem como missão realizar ações qualificadas de enfrentamento às organizações criminosas que atuam entre os Estados, com foco no combate ao tráfico de drogas e armas, contrabando, descaminho, receptação e outras atividades ilícitas. As atividades também incluem a captura de foragidos da Justiça e a intensificação do policiamento em pontos estratégicos de acesso entre as unidades federativas.
Com atuação integrada e simultânea nas áreas de fronteira entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a operação busca fortalecer a segurança pública regional, ampliar a presença das forças de segurança e garantir maior proteção à população.










