Violinos e flautas e um dia inteiro de muito estudo, assim foi o II Intercâmbio de Violinos e Flautas para estudo de Orquestras Municipais Infanto-Juvenil, que aconteceu nesta quarta-feira, dia 18, no Parque Ecológico de Maracajá, e reuniu cerca de 150 estudantes, de 09 a 13 anos. O evento contou com o apoio da Administração Municipal de Maracajá e do Departamento de Educação e Cultura.
Além de unir crianças e adolescentes apaixonados por música, o Intercâmbio teve como objetivo confraternizar, trocar experiências e preparar os músicos para os concertos de Natal. “O evento possibilitou conectar os estudantes de diferentes lugares da nossa região, onde além de aprenderem uns com os outros, tiveram uma valiosa troca de experiência. Foi um dia enriquecedor, de conhecimento e de estudo, focado nos próximos concertos que as orquestras participarão, principalmente os natalinos”, disse o maestro, Osny Costa Júnior, que teve o apoio da maestrina, Kary Patrícia Matos Costa.
Além da cidade anfitriã, Maracajá, estudantes vindos de Forquilhinha, Jacinto Machado, Praia Grande e Santa Rosa do Sul enriqueceram o dia de estudos. Para João Henrique dos Santos Preza, estudante do 7º Ano na Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio, o Intercâmbio foi uma experiência altamente enriquecedora, proporcionando um dia imersivo de aprendizado e troca entre colegas e músicos.
João compartilhou sua atração pelo violino desde antes de ingressar nas aulas oferecidas pela escola e expressou sua identificação com o instrumento. Mesmo que não siga profissionalmente na área musical no futuro, ele planeja levar o violino consigo, seja como profissão ou como hobby duradouro.
Evelin Patrício de Souza, uma estudante de 10 anos da Escola Municipal de Educação Básica Albino Zanatta em Jacinto Machado, estava animada com o dia de estudos. Além de ser violinista, ela também aprecia o maculelê, revelando sua paixão pela música e sua vontade de explorar novos lugares. Através da Orquestra, Evelin conseguiu unir suas duas paixões.
O diretor de Educação de Maracajá, Daniel de Souza, acompanhou o evento e ressaltou a rica experiência vivida pelos estudantes. Além da música, eles tiveram a oportunidade de explorar o Parque Ecológico, conhecer trilhas e interagir com os macacos. Daniel expressou confiança de que essas vivências ficarão marcadas para sempre na vida desses jovens estudantes.