Na última semana, entrou em vigor o controle de tráfego de veículos pesados na Ponte Anita Garibaldi, em Passo de Torres. Essa medida preventiva, em conformidade com a recomendação do Ministério Público, visa proteger a estrutura da ponte e garantir a segurança dos usuários.
A fiscalização é resultado de um plano de ação desenvolvido desde 2023, envolvendo engenheiros, técnicos da prefeitura e Ministério Público, com o objetivo de evitar danos à estrutura causados por condutores imprudentes.
Em breve serão instalados obstáculos para impedir a passagem de caminhões pesados, e é importante ressaltar que a passagem de caminhões está proibida, conforme sinalização no local. A operação de controle de tráfego será conduzida pela Empresa Frota Vigilância, com o apoio da Polícia Militar, e estará atuando 24 horas por dia até que a obra de controle de tráfego seja efetuada.
A Empresa Frota Vigilância está desempenhando suas funções de forma orientativa e educativa, visando promover uma circulação segura e consciente no trânsito.
A ponte liga Passo de Torres, ao Rio Grande do Sul com a cidade de Torres, e é o acesso mais utilizado desde a queda parcial da ponte pênsil sobre o Rio Mampituba, em 20/02/23, quando entre 20 e 30 pessoas foram retiradas do rio. Uma pessoa morreu.
Condições da Ponte
Quanto às condições da Ponte Anita Garibaldi, um laudo técnico realizado em 2023 pelos Engenheiros Civis Estevam Ricardo e Adilson José Marcos revelou que, apesar dos danos aparentes, a estrutura da ponte não apresenta risco iminente de queda.
Os especialistas classificaram as condições gerais da ponte como satisfatórias, indicando que os danos são mínimos e recuperáveis. São problemas relacionados principalmente à estética e podem ser corrigidos com intervenções pontuais.
Limitação
Depois de perícia, requerida pelo Ministério Público gaúcho, o laudo técnico apontou que a estrutura não recebia manutenção adequada, e que apresentava avançada deterioração nos taludes, mas excluiu a necessidade de interdição da ponte. No entanto, o MP recomendou que a capacidade fosse reduzida.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Planejamento de Passo de Torres, Roger Santos Maciel “a ponte é licenciada pelo Ibama e apesar da capacidade de 30 toneladas, estamos operando como limite de 10, no intuito de melhorar a mobilidade dos veículos e deixando passar apenas os veículos leves”. Ele esclareceu que esse número, “tanto para as 10 toneladas quanto para as 30, é por metro quadrado, com uma boa margem de segurança. A ponte é segura”, disse.
Projeto

A ponte deverá receber dois pórticos em forma de arcos, um em cada lado, barras de proteção e nova sinalização. Em reunião na quinta-feira, dia 15, com participação do MP e representantes das duas prefeituras – Passo de Torres e Torres – para discussão de um modelo de TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, que, possivelmente seja assinado essa semana. “Nessa reunião, definimos que provavelmente celebraremos esse TAC na sexta, onde os dois municípios vão começar a cuidar da ponte, com gestão compartilhada. Até hoje, somente Passo faz essa gestão”, definiu.










