Silvinei Vasques (PSD), secretário de Desenvolvimento Econômico de São José, está entre os denunciados pela PGR na tentativa de golpe de estado e atentado ao estado democrático de direito ao interferir no processo eleitoral de 2022. Aliás, foi por isso que Vasques passou quase um ano detido, durante as investigações e, talvez, pelo mesmo motivo que foi “escolhido” como cabo eleitoral do atual prefeito josefense, Orvino Coelho (PSD), para dar uma cara de proximidade com o ex-presidente Jair Bolsonaro que, agora, também está sendo investigado. Além de Bolsonaro e Silvinei, outras 32 pessoas foram denunciadas.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) devem dar início aos julgamentos antes das eleições, ou seja, ainda este ano. Como resultado, ou eles tiram de vez Bolsonaro da disputa ou o catapultam diretamente para a vitória, como um “tiro de raspão no pé da orelha”.
A tendência é que esta segunda opção não aconteça, visto que as provas contra Bolsonaro e sua cúpula parecem consistentes e pelo fato da direita estar rachada desde a não reeleição do mito.
Há quem ainda o apoie incondicionalmente, mas como em qualquer jogo de interesses, há quem, apesar de concordar com suas ideias, queira assumir seu lugar.
Por isso, em 2026 não é de se estranhar que a direita conservadora venha a apresentar mais de uma chapa com pensamentos políticos similares. E com o desempenho do atual presidente esquerdista deixando a desejar, isto não vai ser difícil.
Em suma, enquanto Bolsonaro e sua turma passam por julgamento, seus aliados que saíram ilesos dessa história de golpe se mobilizam para, legitimamente, alcançarem o poder.
OAB Biguaçu
O novo presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, cumpriu sua primeira agenda em Biguaçu na segunda-feira, 17. Ele deu posse à nova diretoria da Subseção para o triênio 2025/2027, que será presidida por Karoliny da Luz Sagas, tendo como vice-presidente Cláudio Jacó Bunn Júnior. Mandelli também debateu com a advocacia da região temas de interesse da advocacia e da sociedade. A OAB/SC vem atuando em várias frentes com bastante impacto na sociedade. Uma delas busca garantir a prerrogativa de sustentação oral da advocacia durante julgamentos nos tribunais, diante de normativa editada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que limita esta prática. A nova regra está suspensa temporariamente após atuação do Conselho Federal da OAB em conjunto com a OAB/SC e demais Seccionais do País.
Estrutura de praia
Praias icônicas como a do Rosa, da Villa, Ibiraquera, do Porto, Itapirubá e do Luz, que conquistaram fama internacional, agora oferecem ainda mais comodidade para turistas e moradores. Com um olhar atento às necessidades do público, quiosques e barracas de praia passaram por reformas, apresentando uma padronização visual que valoriza a beleza local. Além do fornecimento de materiais de trabalho aos ambulantes credenciados, ainda foram implementadas medidas para coibir a comercialização irregular de alimentos. Foram disponibilizados 1156 guarda-sóis, 33 tendas e quiosques, além de uniformes para os ambulantes, com camisetas e bonés. O projeto, batizado de Orlas Imbituba, é executado pela Hit Makers com apoio do Grupo HEINEKEN.
População de rua
Em sua primeira reunião do ano, a Comissão de Assuntos Municipais da Alesc, presidida pelo deputado Tiago Zilli (MDB), deliberou, por unanimidade, uma audiência pública para tratar da situação da população de rua em Santa Catarina. De acordo com o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a população em situação de rua em Santa Catarina aumentou 76% nos últimos dois anos, passando de 5.678 em 2021 para 9.989 em 2023. Esse aumento é maior que a média nacional. As principais cidades afetadas são Florianópolis, Joinville, Itajaí, Blumenau e Balneário Camboriú. A capital dos catarinenses é a cidade com maior número de pessoas em situação de rua, com 2.749 pessoas.
A situação está realmente crítica!
Encontro de Ideias
Nesta sexta-feira, 21, o ministro da Economia do XXIV Governo de Portugal, Pedro Reis, participará da primeira edição de 2025 do Encontro de Ideias. A iniciativa é da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC) e da Federação das Indústrias de SC (FIESC). O evento será na sede da Federação, em Florianópolis. Reis traz a visão do governo de Portugal para o debate, que vai contar com a mediação do cientista social, diplomata e economista Marcos Troyjo e com a participação do político português Miguel Relvas e do secretário-executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos do Governo de Santa Catarina, Paulo Bornhausen.
Cobrou
O presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, entregou ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, um documento em que solicita informações sobre as operações no complexo portuário de Itajaí. A entidade busca esclarecimentos sobre o andamento da concessão da dragagem de manutenção e sobre as medidas que estão sendo tomadas para resolver a questão da inadimplência da autoridade portuária, que compromete a realização do serviço.
Além disso, indaga quais ações estão sendo tomadas para solucionar o aprofundamento da bacia de evolução, indispensável para atrair navios maiores para o complexo de Itajaí. Mario Cezar salienta que Santa Catarina, por meio de seus cinco portos, movimentou, em 2023, o equivalente a 2,4 milhões de contêineres de 20 pés (TEUs).