segunda-feira, 9 DE junho DE 2025
Nacional / EstadualPelo EstadoPelo Estado Entrevista | Hélio Dagnoni: “Santa Catarina teve o segundo melhor...

Pelo Estado Entrevista | Hélio Dagnoni: “Santa Catarina teve o segundo melhor resultado do Brasil em relação ao crescimento de turismo”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Hélio Dagnoni – Presidente da Fecomércio SC

 

O perfil do turista e seus interesses em Santa Catarina vêm sofrendo uma mudança ao longo dos anos. Uma constatação em relação a isto é o aumento do número de turistas que viajam em casal, sem filhos, e a queda das viagens em famílias ou grandes grupos. O tempo médio de permanência na rede hoteleira também mudou, aumentou em relação aos últimos anos, assim como o ticket médio gasto por eles, provocando um crescimento no faturamento do setor, que se consolida como um dos mais importantes, porque impacta diretamente em todos os segmentos econômicos e coloca Santa Catarina em posição de destaque, já que, segundo dados do IBGE, o estado teve o segundo melhor desempenho em relação ao crescimento do turismo no Brasil.

A Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC realizou um encontro com jornalistas, representantes do trade e das Instâncias de Governança Regional (IGRs) de SC, entidades e empresários do setor do turismo para divulgar o resultado da Pesquisa Fecomércio SC Turismo de Verão no Litoral Catarinense 2023, feita anualmente em Balneário Camboriú, Florianópolis, Imbituba, Laguna e São Francisco do Sul, com turistas e empresários/gestores.

Os dados apresentados retrataram o desempenho da temporada a partir da percepção dos turistas,  empresários e gestores dos setores de comércio, serviços e hotelaria, com informações sobre variação do faturamento, ticket médio, contratação de trabalhadores temporários, ocupação dos leitos, etc.

A Pelo Estado entrevistou o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, para saber mais detalhes sobre os resultados desta temporada e quais as expectativas do setor para 2024.

 

Pelo Estado – A pesquisa concluiu que houve, sim, uma mudança no perfil dos turistas que vieram a Santa Catarina para a temporada de Verão. A que o senhor atribui esta mudança?

Hélio Dagnoni – Esta tendência já vem aparecendo há algumas temporadas e estão muito relacionadas aos investimentos e melhorias dos atrativos e equipamentos turísticos. Os setores de gastronomia, comércio e hotelaria vêm realizando mudanças contínuas e os resultados começam a aparecer, atraindo o público mais exigente e disposto a gastar mais. Também temos o aumento na oferta de voos- todas essas variáveis contribuem para a mudança no perfil do turista.

 

PE – Ainda em relação a estas mudanças, quais seriam as mais significativas, de maior impacto, para a economia e o resultado final da temporada?

HD – A mudança mais relevante e que refletiu no resultado da temporada foi a vinda de turistas mais velhos e com maior renda, como foi citado anteriormente, que tende a ser um público mais exigente e disposto a gastar mais.

 

PE- A percepção dos empresários sobre as mudanças corrobora esta tendência positiva? Quais foram os setores mais impactados positivamente?

HD – Sim, tanto que a percepção dos empresários dos setores de comércio e serviços é que o faturamento foi 12,1% mais alto do que na temporada de 2022 e de 21% na comparação com a baixa temporada. Nos hotéis, pousadas e hospedarias o resultado foi ainda mais significativo: cresceu 28,2% e 49,4%, respectivamente. A temporada também aquece o mercado de trabalho, especialmente de novembro a março. Os setores que mais contrataram novos colaboradores para atender a demanda nessa época foram de bares e restaurantes (34,1%) e mercados e supermercados (32,9%).

PE – Quais os pontos fortes do setor turístico do nosso estado e onde ainda é preciso melhorar? Como o Sistema atua para melhorar este cenário?

HD – Sem dúvidas, o turismo é o setor com o maior potencial para alavancar a nossa economia, porque impacta indiretamente vários segmentos econômicos. Não afeta apenas hotéis e restaurantes, mas também supermercado, postos de combustíveis, farmácia, setor de serviços, etc.

Entre os pontos fortes estão nossa cultura e geografia, com oferece uma diversidade de paisagens e roteiros, que vão da serra ao mar. É essa rica combinação que faz de Santa Catarina um dos destinos mais procurados e prestigiados do Brasil.

O Litoral Catarinense pode e deve ser mais bem explorado se tivermos infraestrutura adequada, tanto nos equipamentos turísticos, como nas cidades, investimento do setor público para garantir balneabilidade e limpeza das praias no verão, e soluções concretas para melhorar a mobilidade (sinalização nas estradas e vias, estacionamento, etc). O Sistema Fecomércio SC tem atuado na prática para fortalecer o setor, tanto na representação legislativa junto aos parlamentares, como na promoção de destinos regionais e na qualificação profissional com o Sesc e o Senac. A entidade também trabalha, há mais de uma década, para levantar dados e informações sobre o perfil dos nossos visitantes e os impactos para a economia, balizando a tomada de decisão do governo, gestão municipal e empresas.

 

PE – Quais os desafios para a próxima temporada?

HD – Os desafios para a próxima temporada são aqueles principais pontos levantados pelos turistas e que já são históricos, como a questão da malha viária para transitar no Estado, o trânsito interno nas cidades e o saneamento. Pelo lado privado, a constante qualificação dos serviços prestados para que o turista tenha vontade de voltar e faça uma divulgação positiva da experiência que teve por aqui.

 

PE – Nesta temporada, a questão da balneabilidade, principalmente das praias da Capital, esteve muito em discussão. Qual o impacto causado no setor tanto para turistas quanto para empresários?

HD – A balneabilidade é sempre levantada como um ponto crítico, pois afeta muito a imagem que o turista leva de Santa Catarina. Somos referenciados como um estado de excelência em muitos indicadores econômicos, de segurança e de desenvolvimento social, mas o saneamento permanece como uma questão a melhorar. Não afeta apenas o turismo, mas a população de maneira geral. Precisamos olhar com muita atenção para a situação do saneamento e promover investimentos para resolver os eventuais gargalos.

 

PE – A temporada 2023 iniciou com muitas expectativas e, pelo que indicou a pesquisa, em partes superou o esperado. Quais as expectativas para 2024?

HD – Após uma temporada de sucesso, as expectativas sempre se elevam para o período seguinte. Já vivemos isso em anos anteriores sem a confirmação. Porém, é preciso entender que o resultado da temporada depende de vários fatores que podem se alterar ao longo dos meses, como a condição econômica interna e daqueles países que nos trazem mais turistas. O importante é se manter vigilante com as informações que o mercado traz. As pesquisas e os indicadores que o Observatório do Turismo da Fecomércio SC monitoram, por exemplo, dá condições de antever esses movimentos para que não tenhamos expectativas frustradas ou até não nos prepararmos para receber um grande contingente. A constante divulgação dos destinos turísticos do Estado também é vital para sempre termos um turismo forte e em constante expansão.

spot_img

Matérias Relacionadas

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.