O presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Gilberto Seleme, e o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, Pedro Uczai, discutiram os impactos da entrada em vigor das tarifas de 50% sobre exportações brasileiras aos Estados Unidos.
Diante de um novo documento oficial da aduana norte-americana, que informa que o setor de madeira e derivados será atingido pelo aumento tarifário, a Federação salientou ao deputado catarinense os efeitos sobre toda a cadeia de base florestal, em especial sobre a manutenção de empregos. A redução de pedidos já está provocando férias coletivas e o risco de demissões é elevado.
Pedro Uczai solicitou informações técnicas sobre os efeitos nocivos do tarifaço sobre a economia catarinense e dos principais segmentos afetados no estado, para subsidiar uma reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.
Santa Catarina é o estado com o maior número de pólos internacionais do setor de madeira e derivados, com cinco regiões exportadoras.
A FIESC está mobilizando a bancada catarinense pela necessidade de apoio a políticas públicas que minimizem os efeitos no curto prazo.
COP 30
O município de Lages recebeu a primeira etapa da série de debates promovidos pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa nas regiões catarinenses, como preparação para a COP30 — Conferência das Partes da ONU sobre Mudança do Clima, que acontece no mês de novembro, em Belém, no Pará. O evento foi realizado no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV-Udesc) e teve como objetivo ampliar a participação da sociedade sobre o tema e levantar propostas e sugestões dos diversos segmentos da população catarinense. O deputado Marquito (Psol) conduziu os debates.
Entre as principais questões levantadas em Lages estiveram: a necessidade de criação de formas de financiamento para iniciativas ambientais, a preservação do modo de vida tradicional na Serra, a importância do uso de novos modelos de agricultura que levem em conta a preservação do meio ambiente e a proteção dos campos de altitude e da biodiversidade característicos da região. Além da atenção às comunidades carentes atingidas por eventos climáticos.
Desempenho acima da média nacional
Com sede em Florianópolis, a Celos encerrou 2024 com resultados que a colocam entre as principais referências do país em previdência complementar e saúde. O Plano Prev+ (Família) rendeu 10,37% no ano — mais que o dobro da inflação (4,83%) e acima da média nacional registrada pela ABRAPP. Os planos Transitório (9,75%) e Misto (9,63%) também superaram o mercado.
Na saúde, a entidade manteve a classificação “excelente” no IDSS da ANS, com nota 0,8741, e aplicou reajustes médios bem abaixo da maioria das operadoras, que chegaram a aumentar entre 18,7% e 45%. A cobertura inclui medicamentos de alto custo e procedimentos complexos, com preços médios inferiores aos de entidades similares.
Programa Estrada
O secretário da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Jerry Comper, participou de um encontro com lideranças empresariais na sede da Aemflo/CDL, em São José e apresentou um panorama do Programa Estrada, que hoje conta com 100 obras elencadas e investimentos da ordem de R$ 3,5 bilhões.
Para a região da Grande Florianópolis, sob responsabilidade da Coordenadoria do Litoral da SIE, o Governo do Estado está aplicando quase R$ 750 milhões entre obras estruturantes com a melhoria e ampliação de capacidade de SC’s, manutenção de rodovias, convênios com os municípios e transferências de recursos.
Jerry Comper listou todas as obras em execução na região, destacando a triplicação da SC-401, a rodovia estadual mais movimentada de Santa Catarina; a implantação asfáltica de 23 quilômetros da SC-281, entre São Pedro de Alcântara e Angelina.
Grãos
A safra de grãos 2024/25 confirmou o bom momento da agricultura catarinense, com crescimento expressivo de 20,7% no volume total produzido. O estado colheu 7,85 milhões de toneladas de grãos neste ciclo, frente a 6,5 milhões de toneladas na safra anterior. Todos os principais produtos apresentaram alta na produção: arroz (+12,2%), feijão (+14,1%), milho (+24,7%), soja (+19,1%) e trigo (+40,5%).
O bom desempenho é resultado da combinação entre clima favorável, produtividade recorde e investimentos em tecnologia agrícola. No entanto, o cenário de preços ainda preocupa produtores, já que o aumento da oferta interna e externa pressiona o mercado.
Voos suspensos
A companhia aérea Azul anunciou que vai encerrar as operações em Correia Pinto e Jaguaruna, além de outras 12 cidades brasileiras. A empresa está passando por uma reorganização das rotas aéreas por questões financeiras, que leva em consideração fatores como aumento dos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e pela alta do dólar, além da disponibilidade de frota e do atual processo de recuperação judicial da companhia nos Estados Unidos.
Operação Cátedra
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou, esta semana, a Operação “Cátedra” em combate a fraudes em concursos públicos. Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos na região do Contestado Catarinense. O cumprimento dos mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Caçador, concentra-se nos municípios de Macieira, Videira, Treze Tílias e Arroio Trinta. A operação tem o objetivo de apurar fraudes em certame de interesse público promovido pela Prefeitura Municipal de Macieira.
As apurações apontam irregularidades em diversas fases do concurso, desde a etapa de organização até a homologação dos aprovados. Dentre as inconsistências apuradas, destacam-se a escolha da banca examinadora, a atuação da comissão organizadora e o processo de seleção dos candidatos, incluindo indícios de favorecimento a candidatos com vínculos diretos com a gestão municipal, fatores que podem ter comprometido a lisura e a transparência do certame.