Depois de muito se discutir, negociar, avaliar prós e contras, o MDb decidiu por aceitar a proposta do governador Jorginho Mello (PL) e assumir as secretarias oferecidas no Estado.
Apesar de ter pleiteado a Casa Civil, o deputado federal e vice-presidente nacional do partido, Carlos Chiodini assumirá a Secretaria de Agricultura, mas Cidasc e Epagri, que estão no guarda-chuva da secretaria, se mantém com seus presidentes.
Jerry Comper, que até outro dia não sabia qual seria seu destino, se manterá, mas com mais autonomia, na Infraestrutura e Emerson Stein passará a comandar a pasta de Meio Ambiente e Economia Verde.
A Fesporte também ficará sob a gestão do MDB, contudo, o partido ainda não definiu o nome de quem irá assumir. Todas as mudanças serão efetivadas depois do Carnaval, no dia 5 de março.
Mas a decisão de ampliar a base do partido no governo não foi unânime dentro do partido por comprometer projetos para 2026. Havia rumores de que o MDB lançaria candidato próprio para o governo, sendo o ex-presidente da Alesc, Mauro de Nadal, inclusive nome cotado para o cargo.
Aos poucos, Jorginho vai alinhavando as estratégias para sua reeleição, sim. Há quem não acreditasse que ele conseguiria ampliar o “braço” com o MDB.
Porta-voz
A vice-governadora Marilisa Boehm vai, aos poucos, tornando-se a porta-voz das prefeituras que sonham em fazer parte da ampliação da energia trifásica em Santa Catarina. Na tarde desta terça-feira, 18, o vereador Cesar Antônio Rabock (PL), de Corupá, foi ao Centro Administrativo pedir apoio a ela. Segundo o vereador, a melhoria vai beneficiar, por exemplo, a produção de banana, que já é considerada a mais doce do Brasil.
O ato é reflexo imediato da ação iniciada por Marilisa em novembro de 2024, quando solicitou à Celesc que municípios do Nordeste catarinense, Planalto Norte e Vale do Itapocu também recebessem a estrutura. Até então, nos primeiros 500 quilômetros da rede foram contempladas a Serra e o Oeste do Estado.
No último dia 14, por sinal, a vice-governadora voltou à Celesc. Entregou ofícios de Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Campo Alegre, Corupá, Itaiópolis, Monte Castelo, Papanduva, São Bento do Sul e Schroeder. Deixou avisado que, todos as solicitações que receber vai encaminhar à empresa, que está fazendo um mapeamento das novas regiões e deve definir quais locais receberão a rede.
Empregos
As micro e pequenas empresas (MPEs) catarinenses foram as grandes responsáveis pela criação de empregos formais no estado em 2024. De acordo com levantamento do Observatório de Negócios do Sebrae/SC, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as MPEs geraram 66.036 novos postos de trabalho, representando 62% do total de vagas criadas no ano. O saldo geral de empregos no estado foi de 106.392 novas vagas. O setor de Serviços liderou a geração de empregos entre as MPEs, com 28.329 novas vagas, seguido pelo Comércio, com 17.336 postos de trabalho criados. No recorte municipal, Florianópolis registrou o maior saldo positivo, com 5.225 novos empregos, seguida por Joinville (4.780) e Itajaí (4.669).
Prestação de contas
As prefeituras têm até o dia 28 de fevereiro para enviarem a prestação de contas relativas ao exercício de 2024 ao Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). Um comunicado que reforça a proximidade do prazo foi encaminhado a todos os municípios catarinenses esta semana. A prestação consiste no Balanço Geral do Município e no relatório do controle interno do Poder Executivo sobre a execução dos orçamentos.
Nova central
Em ato realizado na Prefeitura de Jaraguá do Sul, o deputado Antídio Lunelli repassou uma emenda de R$ 2,3 mi para construção de uma central de monitoramento da PM. O valor foi solicitado pelos parlamentares da bancada do MDB para ser aplicado na construção da nova central que será instalada no prédio da antiga Câmara de Vereadores, no centro da cidade. Na ocasião, Lunelli ressaltou a necessidade de novas medidas que garantam que Jaraguá do Sul continue sendo a cidade mais segura do Brasil e também ampliem a segurança dos municípios da região.
Café da manhã
O governador Jorginho recebeu a imprensa na Casa D’agronômica para um balanço das contas do Estado, que obviamente estava dentro do esperado. Mas o que que chamou atenção mesmo foram outros dois temas abordados por ele durante o encontro. O primeiro diz respeito ao saneamento do Estado, que encontra-se em situação lastimável. De acordo com o anúncio feito pelo governador, o esgoto passará a ser tratado por uma empresa privada, enquanto a Casan ficará responsável pelo abastecimento de água. O modelo deverá ser apresentado ainda no próximo mês.
O outro assunto, que também é alta urgência, trata da mobilidade urbana na Grande Florianópolis. Segundo Jorginho, o Estado pretende implementar uma linha de BRT para ligar Santo Amaro da Imperatriz ao Norte da Ilha de Santa Catarina, passando por Palhoça e São José também. Resta ver se sai, porque há anos um projeto semelhante foi apresentado para auxiliar na mobilidade urbana da região, mas acabou não saindo do papel.