Arroio do Silva
Depois da pandemia, a Arrancada de Caminhão do Balneário Arroio do Silva, a maior do país, volta este ano trazendo alegria e expectativa aos competidores.Para um deles, porém, a expectativa é ainda maior.
Depois do grave acidente que sofreu durante a Arrancada de 2019, Plínio Pereira Júnior volta às pistas no próximo final de semana.
Será o primeiro piloto cadeirante em uma competição de veículo pesado. Também conhecido como Vitamina, Plínio garante que não ficou com nenhum trauma em relação a Arrancada. “Não posso ficar olhando pra trás, olho pra frente. Muitos dizem que sou doido em voltar a correr no Arroio, mas é um sonho que tenho”, conta.
O acidente na Arrancada de 2019 quase tirou a vida do piloto, que tem a profissão de caminhoneiro desde os 19 anos, assim como tinha o seu pai hoje falecido.
Depois de nove dias na UTI, outros tantos no hospital e mais um bom tempo em recuperação em casa, Plínio se restabeleceu totalmente, mas perdeu o movimento das pernas e se tornou cadeirante. Determinado, resolveu que retornaria à estrada, e dirigino uma carreta. O processo para retirar uma nova habilitação foi longo, caro e doloroso pela incompreensão que encontrou muitas vezes no caminho. Não desistiu e se tornou o primeiro carreteiro cadeirante do Brasil, contando com o apoio da esposa que o acompanha nas viagens. “Quando me perguntam porque voltei pra boleia, respondo que tenho dois filhos pra criar. E posso trabalhar, me sinto feliz, fiquei sem as pernas mas Deus me deixou os braços”, afirma.
Fé e determinação
Plínio Júnior, o Vitamina, nasceu em novembro de 1984 e desde menino acompanhava o pai e os tios na Arrancada do Arroio do Silva. Moradores de Araranguá, a equipe se chamava Família Kinkas.
Plínio retorna este a competição, mantendo o seu número de sempre – 79 – e participa de duas categorias: protótipo e força livre. Fazendo os últimos preparativos no ‘gorila de aço’, como chama o seu ‘bruto’, Plínio já treinou nas areias do Arroio e se diz focado, mas ansioso. Seu principal objetivo, garante, é levantar a bandeira da pessoa com deficiência, causa que passou a ser defensor ferrenho. “Muitos cadeirantes, inclusive crianças, vão me ver lá e ver que podem também. Esse vai ser o meu maior troféu”. Grande também é sua fé em Deus. O caminhoneiro acredita que o Criador tem um propósito para a sua vida, e ao contrário de se revoltar com o que lhe aconteceu, agradece a dádiva de viver.
Para incentivar outras pessoas na mesma situação, Plínio criou um canal no Youtube, onde compartilha suas primeiras viagens pelo país.
Um dos pontos principais abordados nos vídeos é justamente a sua fé e gratidão pela vida.
Não importa qual será a classificação final da 31ª Arrancada do Arroio do Silva, Plínio Júnior já é um grande vencedor.