Na tarde desta segunda-feira (22), policiais rodoviários federais apreenderam uma carga de 1,3 tonelada de fios de cobre sem documentação legal na BR-101, em Joinville, no Norte catarinense.
O material estava na carroceria de uma picape conduzida por um homem de 21 anos que não possuía carteira de motorista. Questionado pelos policiais, ele afirmou ter comprado os fios em um depósito de sucatas no Paraná e que pretendia revendê-los em Florianópolis.
O condutor não apresentou qualquer documentação fiscal que comprovasse a origem lícita do carregamento, avaliado em cerca de R$ 26 mil. Fios de cobre são frequentemente alvo de furtos em empresas de energia e telecomunicações e, posteriormente, revendidos a ferros-velhos, que repassam o material no mercado paralelo em busca de lucro.
O motorista foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Joinville, onde responderá pelo crime de receptação. De acordo com a legislação brasileira, adquirir, transportar ou vender produto de origem criminosa prevê pena de um a quatro anos de reclusão, além de multa.