Um vídeo, onde jovens aparecem com um cachorro, aparentemente morto, em uma área de mata, chocou a comunidade araranguaense. No vídeo, um dos adolescentes fala rindo que o colega matou a chutes o animal. Por fim, após tentar escorar o cachorro em um poste e não conseguir, um dos jovens joga com força o animal para dentro da mata.
Na manhã desta terça-feira, dia 5, a Polícia Civil de Araranguá esclareceu, em rápida investigação, o caso. Assim que tomou conhecimento dos fatos, a equipe da DIC, a Delegacia de Investigação Criminal, coordenada pelo delegado Luís Otávio Pohlmann, realizou diligências investigativas e conseguiu identificar os envolvidos.
Três adolescentes, estudantes do sétimo ano, de Araranguá, foram apontados como responsáveis pelo ato. Os jovens responderão a um ato infracional análogo ao crime de maus-tratos a animais, de acordo com o ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente. As penalidades podem incluir medidas socioeducativas, que vão desde advertências até a possibilidade de internação, conforme previsto na legislação.
A Polícia Civil localizou o local onde o cachorro foi arremessado e deixado para morrer, na Estrada Geral Morro dos Conventos, e o corpo do animal já estava em decomposição.