Na manhã de quinta-feira, dia 30, no centro Araranguá, uma guarnição da Polícia Militar foi informada que um homem havia serrado o cadeado de uma bicicleta e a levado. Os militares encontraram o homem que alegou que a bicicleta era dele e que havia esquecido a chave do cadeado, por isto o serrou.
Como, até então, ninguém havia reclamado a propriedade da bicicleta, os policiais qualificaram e liberam o homem.
De tarde, um homem comunicou à Polícia Militar o furto da tal bicicleta, levando inclusive a nota fiscal do bem e a chave do cadeado. Ele estava trabalhando e só sentiu falta do bem no final da tarde, quando encerrou seu turno no serviço e ele foi buscar a bicicleta para ir embora.
De posse das informações, uma guarnição da PM deslocou até o UCCA e visualizou o homem que havia sido abordado de manhã com a bicicleta furtada. Os policiais abordaram novamente o homem, que resistiu, não sendo possível sua revista.
Alguns populares dificultaram o serviço da PM e o homem conseguiu fugir. Os policiais então saíram no encalço dele, que pulou muros e esse escondeu em residências da localidade. Após chegada de outras guarnições da PM e cerco, os policiais conseguiram abordar o larápio, que foi algemado e levado à CPP, Central de Plantão Policial, de Araranguá, para os procedimentos cabíveis.