Região
Desde a tragédia ocorrida em Blumenau, onde quatro crianças morreram, o Comando Geral da Polícia Militar determinou por 60 dias, e com possibilidade de prorrogação, a realização da Operação Minha Escola. Nela, fica garantida a presença ostensiva em todo o Estado, das guarnições em frente as escolas, sejam estaduais, municipais, particulares ou filantrópicas.
Os policiais acompanham a entrada, saída e intervalos das aulas.
O plano de operações conceitua-se pelo posicionamento institucional capilarizado e articulado com a comunidade escolar, pautando-se pelo monitoramento rotineiro de indicadores de desempenho relacionados com a atuação dos programas institucionais junto aos estabelecimentos de ensino impactados, bem como indicadores de criminalidade de apoio aos processos decisórios dos comandantes da PM, a fim de promover ações operacionais qualificadas e proativas sobre as possíveis causas de perturbação da ordem pública.
Para tanto, o efetivo deverá ser empregado prioritariamente nos horários de entradas e saídas de alunos nos estabelecimentos de ensino.
Na Região da Companhia de Sombrio, a operação começou no último dia 5 e segue sem interrupção.
Na próxima semana, a Polícia Militar vai propor um encontro com diretores e professores com o fim de repassar orientação e um plano de atividades e metas a serem desenvolvidas em parcerias com as escolas e municípios.
Até agora, o extremo-Sul está tranquilo, sob a vigilância atenta das Polícias Militar e Civil.