Durante a Semana Nacional de Trânsito, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 19º Batalhão, realizou uma série de atividades educativas em escolas de Araranguá. As ações contaram com o apoio do Departamento de Trânsito Municipal (Demutran) e tiveram como destaque a Transitolândia, espaço lúdico que simula situações do cotidiano no trânsito.
De forma interativa, os estudantes participaram de brincadeiras e dinâmicas que abordaram a importância do respeito às regras, a função da sinalização e os cuidados necessários para a preservação da vida. Durante as simulações, as crianças assumiram papéis de motoristas, ciclistas e pedestres, vivenciando na prática os desafios da mobilidade urbana.
Segundo a 3º sargento Carla De Luca Linhares e a cabo Daiane Madalena, que acompanharam as atividades, o trabalho de conscientização desde a infância é fundamental.
— Trabalhar a educação para o trânsito nas escolas é investir no futuro, para que as crianças cresçam valorizando a vida e praticando a cidadania, destacaram.
A iniciativa foi bem recebida pelas comunidades escolares e integra a programação da Semana Nacional de Trânsito, que anualmente reforça a necessidade de prevenção e responsabilidade de todos os cidadãos no tráfego.