A Prefeitura Municipal de Ermo, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cras, o Centro de Referência e Assistência Social, promoveu, na quarta-feira, 24, uma palestra sobre o “Agosto Lilás”, campanha alusiva à conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a violência contra a mulher vai além da agressão física. Além deste tipo de violência, a Lei Maria da Penha classifica os abusos nas categorias: patrimonial, sexual, moral e psicológica. Pouca gente sabe, mas comportamentos como expor a vida íntima, xingar, humilhar, atirar objetos, forçar atos sexuais, controlar dinheiro, guardar documentos ou fazer a mulher pensar que está com problemas mentais são formas de violência. E, portanto, devem ser combatidas.
Orientação policial
A palestra foi ministrada pela agente de polícia, Maria Aparecida Casagrande, que abordou sobre as formas de violência contra a mulher e os meios de proteção.
O objetivo do evento foi promover ações de conscientização e esclarecimento sobre as diferentes formas de violência contra a mulher, o que certamente reforçará as iniciativas pelo fim da violência no município.
Um dos meios para isso é trabalhar o empoderamento feminino e com esse intuito foi ofertado pelos profissionais do Instituto Mix de Turvo, cortes de cabelo e maquiagem para as mulheres que se fizerem presentes. Ao final da reunião foi servido um coquetel e lembrancinhas para as participantes.
Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, basta ligar para o número 180. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas. A denúncia pode ser feita, também, na delegacia da cidade ou pelo número 190, da Polícia Militar.