O município de Praia Grande, localizado no Extremo Sul de Santa Catarina, enfrenta sérios problemas devido ao alto volume de chuvas registradas nas últimas 48 horas. Segundo dados atualizados pela Defesa Civil nesta segunda-feira (17), a cidade acumulou 362,6 milímetros de precipitação.
O impacto das chuvas levou à suspensão das aulas em diversas unidades escolares nesta segunda-feira. As escolas afetadas são: Prof. Alba Lucy Reis Magnus, Prof. Eliziani Citadin Marques, Leonardo Pedro Tromaz e CEI Pequeno Aprendiz, localizado no bairro 1° de Maio. Entretanto, os CEIs Leãozinho e Cantinho dos Sonhos continuam operando normalmente.
Além das interrupções educacionais, a ponte sobre o Rio Pavão está interditada, o que compromete o acesso aos bairros Passo Fundo, Alto da Esperança, Mãe dos Homens, Aparecida e Pedra Branca.
Segundo Jonathan Reis, coordenador da Defesa Civil de Praia Grande, em entrevista ao ND+, as áreas rurais foram as mais afetadas, com relatos de transbordamento de rios e uma família sendo encaminhada para um abrigo.
Alerta na Região
Outras cidades do Extremo Sul de Santa Catarina também estão em alerta devido às chuvas intensas. Balneário Gaivota registrou 237,2 milímetros, Sombrio 234 milímetros, Jacinto Machado 204,8 milímetros e Araranguá 190,4 milímetros de precipitação nas últimas 48 horas.
A Defesa Civil de Santa Catarina alerta que a frente fria continuará provocando chuvas nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, especialmente nas regiões Oeste e Sul do estado. Nestas áreas, o risco é moderado a alto para ocorrências como vendavais, alagamentos e enxurradas.
Orientações da Defesa Civil
Diante das condições meteorológicas adversas, a Defesa Civil de Santa Catarina recomenda:
- Manter-se informado sobre as condições meteorológicas locais;
- Evitar trafegar em áreas sujeitas a alagamentos;
- Não atravessar pontes ou pontilhões submersos;
- Redobrar a vigilância com crianças próximas a rios ou ribeirões;
- Reforçar a segurança de telhados e estruturas expostas a ventos fortes;
- Evitar atividades ao ar livre durante tempestades e buscar abrigo seguro;
- Ficar atento a inclinações de postes e árvores;
- Monitorar movimentos de terra ou rochas próximas a residências;
- Observar rachaduras em muros e paredes.
Para mais informações e atualizações sobre a situação climática e medidas de segurança, a população pode acompanhar os comunicados da Defesa Civil de Santa Catarina e das autoridades locais.