O Ministério da Educação (MEC) encerra hoje (23), o prazo de inscrições na lista de espera da primeira edição de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os candidatos não aprovados em nenhuma das opções de vagas poderão manifestar interesse. Neste caso, os estudantes deverão indicar uma das duas opções escolhidas no momento da inscrição.
As chamadas da lista de espera serão divulgadas pelas próprias instituições de oferta das vagas. Neste caso, cada universidade deve divulgar editais, com prazos e procedimentos específicos.
As instituições que definem as próximas chamadas e os respectivos calendários. Quem se inscrever na lista de espera deve acompanhar a seleção pelas próprias páginas das universidades que oferecem a vaga.
Matrículas SiSU 2021/1
Encerra nesta sexta também o prazo de matrículas dos aprovados na primeira chamada do SiSU 2021/1. Os selecionados que ainda não se matricularam precisam consultar o site da seleção e a página da instituição para a qual foram classificados para conferir os documentos necessários e os procedimentos adotados para o registro acadêmico.
O SiSU 2021/1 ofereceu 206.609 vagas, distribuídas em mais de 5,5 mil cursos de graduação de 109 instituições públicas de educação superior, como universidades federais e estaduais e institutos e centros federais.
As vagas do SiSU foram divididas entre ampla concorrência e sistema de cotas. No caso das instituições federais, pelo menos metade das vagas é reservada para estudantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública, de acordo com a Lei nº 12.711/2012.