O sonho de ter o imóvel regularizado se concretizou no final do último mês para 30 famílias do bairro Urussanguinha, em Araranguá.
Através dos trabalhos minuciosos e responsáveis da Prefeitura Municipal de Araranguá, juntamente com a empresa Incogem do Brasil, foi possível a entrega das primeiras escrituras, desse, que pode se tornar o maior projeto de regularização fundiária já realizado no município de Araranguá.
A regularização fundiária urbana, ou Reurb, nada mais é do que dar conformidade jurídica, formalizando estruturas de habitação, terrenos, empreendimentos, que ainda não possuem escritura pública. Assim, finalmente, possuir a matrícula do seu próprio imóvel tornou-se realidade a 30 famílias araranguaenses.
A segurança jurídica e de posse, que a matrícula do imóvel proporciona ao proprietário também lhe abre possibilidades. Pois com a matrícula de titular do imóvel em mãos, a pessoa pode fazer financiamentos de reforma ou ampliações em programas sociais, realizar venda ou troca com segurança, além de elevar a autoestima do próprio proprietário e sua família.
Em Araranguá, aproximadamente 200 regularizações estão previstas somente no bairro Urussanguinha e chegará a mais de 1 mil em toda a cidade, com a continuidade dos trabalhos.
Segunda Otoniel Goulart Souza, coordenador e presidente da comissão de Regularização fundiária do município, “este é um momento importante para o município e principalmente paras as famílias beneficiadas, pois legitima a propriedade e proporciona segurança a estas 30 famílias que estão aqui”, diz o coordenador. A comissão é composta ainda pelo Dr. José Roberto Ostetto (advogado da Procuradoria do Município) e pelo João Vitor Martins Teixeira (Engenheiro).
Para a senhora Iolanda Godinho Batista, uma das beneficiadas, “hoje realizei o sonho de ter a escritura de minha propriedade e me sinto grata pelo trabalho da administração municipal da e Incogem que nos auxiliaram para finalmente termos a escritura de nossos imóveis. Tudo conforme combinamos nas nossas reuniões”, enaltece a moradora.
A entrega foi acompanhada também pelo advogado José Roberto Ostetto, e também pelo vereador Luiz da Farmácia.