Bonita, dedicada, corajosa e sempre em busca de melhorar. As características que podem definir a sargento Liliam dos Santos Costa, comandante da Polícia Militar do Balneário Arroio do Silva, segundo ela, também podem ser aplicadas a muitas mulheres que enfrentam o que for para alcançar seus sonhos. Ela é a primeira mulher a assumir o posto na região do Extremo Sul catarinense, e abriu precedentes para que outras mulheres também vislumbrem um futuro de sucesso apesar de tudo. Formada em Letras e Direito, a policial ainda é pós-graduada em Direito Público com Ênfase na Área Criminal e cursa uma Pós-Graduação em Polícia Judiciária Militar. A sargento também tem diversos cursos na área de segurança, incluindo Atendimento a Mulheres em Situação de Violência e Feminicídios e Questões de Gênero. “Ser mulher já é uma tarefa bastante complexa, ser mulher policial militar também traz algumas peculiaridades, estar comandante do Balneário Arroio do Silva, como a primeira mulher nessa função em toda a região da Amesc é, sem dúvidas, desafiador e sobretudo gratificante”, comenta.
Natural de Araranguá, Liliam nasceu na localidade de Campinho, ingressou em 2008 na Polícia Militar como soldado, e por meio de processo seletivo e curso, se tornou cabo. Em abril de 2018, a policial se tornou sargento.
Olhando para sua trajetória, ela celebra o sucesso compartilhando com quem esteve e está ao seu lado. “Há quase 14 anos na Instituição que é predominantemente composta por homens, faz sim nós mulheres sentirmos muito orgulho. Assumir o comando do Destacamento da PM de Balneário Arroio do Silva foi um presente da vida para meu crescimento profissional. Sou muito grata a todos que trilham comigo esse caminho”, declara.
Ela incentiva a todas as meninas que vejam nessa carreira uma possibilidade, que sigam seu sonho e conheçam mais da Polícia Militar. “Vale a pena. É uma trajetória de luta. A PM é uma instituição muito honrada e eu espero que com o tempo, possamos alcançar um percentual maior para entrada das mulheres”, comenta. Porém, se esse não for seu sonho, ela diz que as possibilidades são infinitas quando houver dedicação e força de vontade. “Estudar sempre é o melhor caminho, para um concurso, para empreender ou para qualquer que seja o seu sonho. E desistir não é uma opção, lutar e perseverar”, completa.