Segundo o relatório do IPCC, o Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas organizado pelas Nações Unidas, a terra está se encaminhando para um cenário climático bastante preocupante. Isto posto, é fundamental que cada uma das regiões, estaduais ou municipais, faça sua parte na conservação do equilíbrio ecológico do seu respectivo bioma.
Tendo a sustentabilidade como um de seus principais pilares, a cooperativa de crédito Sicoob Credisulca resolveu agir através do projeto AMABio, uma sigla que resume o nome “Amigos da Mata, do Agro e da Biodiversidade”.
Esse mais recente projeto objetiva a implantação de estufas em escolas públicas e particulares para o desenvolvimento de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica. Após atingirem a idade certa, serão plantadas gratuitamente em propriedades de agricultores cooperados ao Sicoob Credisulca.
Desde seu início no dia 17 de maio de 2021, o Projeto AMABio conseguiu impactar suas primeiras instituições de ensino. Ao todo, em menos de um semestre, foram instaladas sete estufas, sendo cinco na cidade de Turvo, onde reside a sede do Sicoob Credisulca, uma em Timbé do Sul e a última em Morro Grande.
Dessa totalidade, seis estufas estão instaladas em escolas públicas, municipais e estaduais. A primeira delas, instalada na sede administrativa da cooperativa, se estabelece como a “Estufa Matriz”, utilizada como laboratório de testagem de sementes, criação de conteúdo e doação de mudas ao público.
Juntamente à instalação dessas estruturas, foram realizadas palestras de conscientização e impactação sobre o meio ambiente ministradas para alunos e professores. Nessas situações, foram abordados assuntos como o uso da água, mudanças climáticas e desmatamento, pretendendo-se justificar a necessidade da implantação do Projeto e a importância de participar da luta ambiental. Nesse processo, 2.000 crianças e adolescentes foram atendidos.
Acerca do mais novo Projeto, O presidente do Sicoob Credisulca, Romanim Dagostin, pontua: “No Sicoob Credisulca, temos a sustentabilidade como um dos nossos grandes pilares. A questão ambiental é de extrema importância e, como cooperativa, temos o dever de promover a conservação do nosso bioma.
A ação promovida pelo Projeto AMABio tem um potencial grandioso em restaurar a nossa biodiversidade, já tão impactada. Essa iniciativa, uma dentre nossas diversas ações socioambientais, afirma nosso compromisso em melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos nossos associados e da comunidade.”
O biólogo Dairce Londero assegura que “São comprovados cientificamente os benefícios gerados pelas florestas na umidade do ar, nas reservas de águas, na temperatura do planeta, no ciclo das águas e na saúde humana. Sem água, não seria possível a existência de vida tal como a conhecemos.
A água é um recurso fundamental para vida. O Sicoob Credisulca investe sabiamente na preservação desse recurso através do projeto AMABio, haja vista que a disponibilidade de água doce, potável, é bastante limitada.”
Em 2022, deu-se início o contato com os agricultores associados interessados em fazer parte dessa ação. As respostas foram bastante positivas. Com isso, planeja-se iniciar o plantio de mais de 14.600 mudas de árvores nativas a partir do mês de abril desse ano.
Nesse primeiro semestre, haverá também a instalação de pelo menos outras 23 estufas, cada uma com capacidade de gerar 1.000, 1.800 ou 2.800 mudas por ciclo, dependendo de suas dimensões. Dessa forma, no ano de 2023 serão plantadas no mínimo 55.000 mudas de árvores nativas distribuídas nas regiões de atuação do Sicoob Credisulca.