Com o objetivo de fortalecer a rede de Pontos de Cultura e valorizar a diversidade cultural no estado, o projeto “Percurso Litorâneo” começa a ser realizado em Santa Catarina a partir da próxima semana. A iniciativa, financiada com recursos federais das Leis Aldir Blanc e Cultura Viva e executada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), vai promover encontros formativos em cinco regiões: Criciúma, Imbituba, Florianópolis, Palhoça e Itajaí.
O primeiro encontro está marcado para os dias 27, 28 e 29 de junho, em Criciúma, e reunirá agentes culturais da cidade e do Vale do Araranguá. A programação será realizada no Ponto de Cultura Artes Reviradas, no Bairro Nossa Senhora da Salete, e inclui oficinas, apresentações artísticas, rodas de conversa e momentos de integração.
As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Grupos e interessados da região que necessitam de hospedagem devem se inscrever até o dia 23 de junho. Os demais podem se inscrever até o dia 26. O formulário de inscrição está disponível AQUI. As vagas são limitadas a 100 pessoas.
Um dos destaques da programação em Criciúma será a formação em “Cultura Digital”, conduzida pelo produtor multimídia Thiago Skarnio, fundador da Alquímia Digital, associação que promove o fediverso no Brasil. A atividade ocorre no sábado, dia 28, às 14h, e tem como foco refletir e praticar o uso das tecnologias digitais como ferramentas para a criação, memória e articulação cultural.
Além disso, o evento contará com rodas de conversa sobre políticas culturais e gestão de projetos artístico-sociais, com a presença de nomes relevantes da área e da Trupe Circus – Escola Pernambucana de Circo, que participa com intervenções e apresentações.
“Vamos debater os desafios e possibilidades da produção cultural em contextos conectados, valorizando experiências que usam o ambiente digital para fortalecer redes, democratizar o acesso à arte e dar visibilidade às expressões culturais dos territórios”, destaca Reveraldo Joaquim, fundador do Grupo de Teatro Revirado e um dos organizadores do evento.
O “Percurso Litorâneo” segue até 2026, com atividades sendo realizadas em diferentes municípios ao longo dos próximos meses. A iniciativa busca qualificar agentes culturais, ampliar o acesso à cultura e consolidar a Política Nacional Cultura Viva no estado.
Mais informações:
Reveraldo Joaquim (Grupo de Teatro Revirado): (48) 99644-1849
Karine Lemos (Bruxos da Corte): (48) 99622-7507