A passagem de Renato Gaúcho pelo comando técnico do Fluminense chegou ao fim na noite desta terça-feira (23). Após a eliminação diante do Lanús, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, o treinador anunciou em entrevista coletiva que pediu demissão do cargo.
“Eu acabei de pedir demissão para o presidente. Então, a partir de agora, vai estar um outro cara aqui. Vocês (jornalistas) vão fazer as mesmas perguntas para ele e quero ver as respostas. Quero ver se ele vai colocar o time que o torcedor quer ou o time da cabeça dele”, declarou Renato, de forma direta e irônica.
A eliminação
No jogo de ida, disputado na Argentina, o Fluminense perdeu por 1 a 0. No duelo da volta, no Maracanã, chegou a sair na frente com gol de Canobbio, mas Aquino marcou e garantiu a classificação do Lanús. O empate em 1 a 1 frustrou a torcida tricolor e decretou a queda do time carioca na competição continental.
Balanço e despedida
Renato ressaltou que sempre buscou fazer o melhor pelo clube. “Eu sempre procurei fazer o melhor possível pelo clube, em todos os sentidos, em todas as competições. Infelizmente, saímos hoje de uma competição, mas estamos muito bem no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil”, disse o técnico.
Atualmente, o Fluminense ocupa a oitava colocação no Brasileirão e está na semifinal da Copa do Brasil. Mesmo assim, Renato afirmou que decidiu sair para “descansar a cabeça” e fez críticas aos comentários recebidos nas redes sociais. “Se o Fluminense estivesse mal no Brasileiro, eu não estaria saindo. Como o Fluminense está bem, vou sair para descansar minha cabeça e deixar alguns gênios da internet continuarem falando sobre futebol, já que entendem pra caramba”, ironizou.
Próximos passos
Com a saída de Renato, também deixam o clube os auxiliares Alexandre Mendes e Marcelo Salles. Em publicação no X (antigo Twitter), o Fluminense agradeceu “aos profissionais por toda a dedicação empenhada ao longo do trabalho” e desejou sucesso nas carreiras.
De forma interina, o comando da equipe será assumido por Marcão, auxiliar-técnico permanente do clube.