Na tarde desta terça-feira (8), às 14h, será realizada na Secretaria de Infraestrutura do Estado, em Florianópolis, uma reunião estratégica para tratar da federalização da rodovia SC-285, no trecho entre Timbé do Sul e Sanga da Toca (Araranguá). Além disso, será discutido um novo traçado com rota alternativa para o tráfego de veículos em Turvo e Ermo.
O encontro foi solicitado pelo prefeito de Turvo, Heriberto Afonso Schmidt, ao deputado estadual Tiago Zilli, com o objetivo de avançar nas negociações para que o trecho da SC-285 seja transferido para a responsabilidade do Governo Federal, por meio do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Também foram convidados para participar da reunião o presidente da ACIVA (Associação Empresarial do Vale do Araranguá), Jadiel Boza Dela Vecchia, o prefeito de Ermo, Paulo Dela Vecchia, e o prefeito de Timbé do Sul, Vilmar Mafiollete.
O grupo pretende articular, a partir desse encontro, uma reunião conjunta com o DNIT e a Secretaria de Infraestrutura do Estado para organizar uma audiência pública. O objetivo é envolver a comunidade, prefeituras e Câmaras de Vereadores da região na busca por uma solução segura para o trânsito e a segurança das pessoas que vivem às margens da rodovia SC-285.