Peri Soares e seus pré-candidatos a vice
Pré-candidato a prefeito pelo Progressistas de Sombrio, vereador Peri Soares está sendo cauteloso, quando o assunto é o nome de seu provável candidato a vice nas eleições municipais deste ano. Em princípio, o Progressistas está mais preocupado em fechar seu leque de alianças para disputar as eleições, do que em anunciar quem será o companheiro de chapa de Peri.
Tudo leva a crer, no entanto, que os principais aliados do partido serão o PSD, o Republicanos, o União Brasil, e quem sabe o PSDB. Diante desta configuração, alguns nomes despontam para a composição majoritária do principal grupo de oposição ao projeto de reeleição a prefeita Gislaine Dias da Cunha (MDB).
O PSD, por exemplo, conta em seus quadros com o ex-Secretário de Administração e Finanças de Sombrio e Balneário Gaivota, Jefferson Raupp, e também com o empresário Teco Silvério, ambos lançados pelo partido como pré-candidatos a prefeito. É muito provável, no entanto, que o PSD acabe convergindo para uma aliança com o Progressistas, e, neste sentido, tanto Jefferson quanto Teco seriam nomes naturais para compor como vice de Peri Soares. Já no Republicanos se desponta o nome do ex-vereador Manoel da Rosa Albino, o Chero, para uma dobradinha com o Progressistas.
O União Brasil, por sua vez, não tem a pretensão de indicar o vice de Peri, mesmo porque a absoluta maioria dos líderes do partido migraram para o PSD no mês passado. Há também a possibilidade de que o PSDB esteja aliado ao Progressistas, ainda que o partido venha mantendo do mesmo modo uma franca conversa com a prefeita Gislaine Cunha, para apoiar sua reeleição. Caso a opção seja por um projeto oposicionista, se ressaltam dentro do ninho tucano os nomes dos empresários Júlio Manente e João Maria, como também do ex-vereador Jucimar Custódio, o Bujão, para uma dobradinha com Peri.
Vários líderes do Progressistas também não descartam a possibilidade de uma chapa pura para enfrentar as urnas neste ano. Se os aliados concordarem com esta tese, o principal nome do partido para ser vice de Peri é o do bioquímico Cristian da Rosa, que disputou a Prefeitura Municipal de Sombrio em 2020.
Finais
- Ex-vice-prefeito de Turvo, Edson Pisca Dagostin (MDB), abriu mão da possibilidade de disputar o Executivo Municipal neste ano. Ele era um dos pré-candidatos a prefeito pelo MDB, com boas chances de ser o indicado pelo partido, pois já havia concorrido a este cargo na eleição de 2020. De acordo com Pisca, a desistência visa facilitar o entendimento dentro da sigla, com vistas a unidade partidária para o embate eleitoral de Outubro. Dentre os demais pré-candidatos emedebistas à Prefeitura de Turvo, se ressaltam os nomes do ex-prefeito Heriberto Afonso Schmidt, e o do vereador Valdir Vassoler Milanez, o Zebra. Um dos dois deve acabar sendo indicado pelo partido para provavelmente enfrentar o projeto de reeleição do prefeito Sandro Cirimbelli (PP).
- Vice-prefeito de Maracajá, Volnei Rocha, trocou o Republicanos pelo MDB, e está a disposição do partido para disputar as eleições municipais deste ano como candidato a prefeito. O MDB, no entanto, já conta em seus quadros com a figura emblemática do ex-prefeito Wagner da Rosa, que administrou o município em duas ocasiões, e também foi candidato a prefeito no pleito de 2020. Volnei está rompido politicamente com o prefeito Aníbal Brambilla (PSD), e poderia ser uma alternativa para aglutinar líderes da oposição, e também parte dos líderes de situação, em um projeto visando derrotar a tentativa de reeleição do atual Chefe do Executivo. Se este cenário de fato se configurar, é possível que Wagner abra mão de disputar a prefeitura, em favor de Volnei.