Poucos municípios já têm dobradinhas fechadas
Ainda são poucos os municípios de nossa região que já têm dobradinhas majoritárias fechadas para as eleições municipais deste ano. Das cerca de 40 candidaturas a prefeito e a vice que teremos este ano aqui no Extremo Sul Catarinense, somente seis duplas já estão definidas para o embate eleitoral de Outubro.
Em Araranguá o prefeito César Antônio Cesa (MDB) disputará a reeleição com o atual vice, Tano Costa (PSD). Em Balneário Arroio do Silva, o prefeito Evandro Scaini (PP) disputará a reeleição tendo como candidato a vice o vereador Vanderlei de Souza, o Lei do Mar Azul (PSD). Em Balneário Gaivota o prefeito Kekinha dos Santos (PSDB) disputará a reeleição também com o atual vice, Jonatã Coelho (PL). O mesmo acontecerá em Ermo, onde o prefeito Paulo Della Vechia (PL) disputará a reeleição com seu vice, Edson Zauer Leonardo, o Bafinho (PP).
Em Jacinto Machado a inédita dobradinha entre MDB e Progressistas contará com Sander Just (MDB) como candidato a prefeito, e com Noeli Zacca (PP) como candidata a vice. Já em São João do Sul, o ex-prefeito Alex Bianchin (PP) terá como candidato a vice o vereador Ismael Santana Oliveira (PSD).
Na maioria dos demais casos, há indicativos da composição de dobradinhas, mas não há certeza quanto a ordem dos fatores delas, como também não há certeza quanto as suas concretizações efetivas.
Em Araranguá, por exemplo, a aliança majoritária entre o PL e o Progressistas já está sacramentada. É muito provável que Andressa Ribeiro (PL) concorra como candidata a prefeita, tendo Márcio Scarsanella, o Márcio Tubinho (PP), como candidato a vice. Esta aliança, no entanto, não está oficializada. Em Balneário Arroio do Silva há outro caso típico. PL e MDB disputarão a majoritária unidos, mas tanto Jairo Borges (PL), quanto Eduardo Costa (MDB), reivindicam a cabeça de chapa.
Há também casos onde o candidato a prefeito ainda não foi definido pelo partido, e vários outros onde já há uma definição quanto ao candidato a prefeito, mas a vaga de vice permanece uma incógnita.
É claro que ainda é muito cedo para estas definições, mesmo porque as convenções municipais só serão abertas em 20 de julho, daqui a quase três meses. De todo modo, não perde nada quem antecipar a formação das dobradinhas, pois isto facilita em muito a pré-campanha, o que é uma grande arma para quem quer disputar o comando de uma prefeitura.
Finais
- Câmara Municipal de Balneário Gaivota irá julgar hoje o processo de cassação do vereador Fernando Gonçalves Batista, o Fernando do Tide (PSD). A abertura do processo foi instigada pelo PSDB, partido do prefeito Kekinha dos Santos, e tem como principal embasamento a suposta quebra de decoro parlamentar por parte do vereador. Em princípio, a tendência é de cassação de Fernando, já que a base de apoio do prefeito Kekinha no legislativo conta com seis, dos nove vereadores. Para evitar a cassação, Fernando do Tide pode renunciar a seu mandato, assegurando com isto o direito de disputar as eleições deste ano. Caso seja cassado e não consiga reverter a situação na justiça, ele poderá ficar inelegível por até oito anos.
- De passagem por Santa Catarina nesta semana, ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que voltará ao Estado, em outras oportunidades, para participar de eventos políticos dos candidatos de seu partido, durante o período eleitoral. A pré-candidata do PL à Prefeitura de Araranguá, Andressa Ribeiro, solicitou a Bolsonaro sua presença no município durante a campanha, pedido que foi reforçado pelo governador Jorginho Mello (PL). O ex-presidente acenou de forma positiva com esta possibilidade, já que ele prometeu, especificamente, que virá a Criciúma hipotecar apoio a candidatura do deputado federal Ricardo Guidi (PL) ao Executivo criciumense. É possível que ele acabe vindo a outros municípios da Amesc, estendendo seu roteiro no Sul do Estado.