O cenário do Progressistas em nossa região
Progressistas já conseguiu encaminhar sua participação majoritária na maioria dos municípios de nossa região, mas em alguns o destino do partido ainda é uma incógnita. Dos 15 municípios aqui do Extremo Sul Catarinense, em dez a legenda já sabe que caminho tomar. Em outros cinco, no entanto, ainda há dúvidas quanto ao destino da legenda.
Em Balneário Arroio do Silva, por exemplo, o partido é o abrigo do prefeito Evandro Scaini (PP), que disputará a reeleição. Em Ermo, o Progressistas detém a filiação do vice-prefeito Edson Zauer Leonardo, o Bafinho, que disputará a reeleição tendo como companheiro de chapa o prefeito Paulo Della Vechia (PL). Em Jacinto Machado, Noeli Zacca será candidata a vice de Sander Just (MDB). Em Passo de Torres, tudo se encaminha para que o prefeito Valmir Rodrigues dispute a reeleição. Em Praia Grande, o prefeito Fanica Machado também disputará um segundo mandato pelo Progressistas. Em Santa Rosa do Sul, o partido deverá ser vice do PSD. Em São João do Sul, o ex-prefeito Alex Biachin tentará um novo mandato pela legenda. Em Sombrio, o vereador Peri Soares será o candidato do partido a prefeito. Em Timbé do Sul, quem disputará a prefeitura pela legenda é Vilmar Manfiollette, e em Turvo o prefeito Sandro Cirimbelli tentará a reeleição pelo partido.
Nos demais municípios de nossa região o destino do partido ainda é incerto. Em Araranguá, tudo indica que o Progressistas será candidato a vice do PL, mas se trata de uma situação ainda não definida. Em Balneário Gaivota, em princípio o partido deverá ter candidato a prefeito, mas as chances de indicar o vice do PSD também são grandes. Em Maracajá, o partido mantém as pré-candidaturas ao Executivo Municipal dos ex-prefeitos Antenor Rocha, o Táta, e Antônio Carlos de Oliveira, o Cacaio.
Todavia, a legenda também poderá integrar uma grande frente oposicionista contra o prefeito Anibal Brambilla (PSD), cedendo a cabeça de chapa a outra legenda. Em Meleiro, o partido também mantém as pré-candidaturas ao Executivo dos ex-prefeitos Vitor Hugo Coral e Nei Zanette, mas não se sabe qual será o real destino da legenda, que tanto pode estar na situação, ou na oposição, com candidatura própria ou cedendo a cabeça de chapa ao PSDB.
Por fim, em Morro Grande, a tendência é que o prefeito Clélio Daniel Olivo, o Kéio, que é filiado ao Progressistas, dispute a reeleição, mas também se trata de uma situação ainda não definida, nem por ele, nem pelos partidos aliados, que também têm suas pretensões.
Finais
- Vereador de Balneário Gaivota, Fernando Gonçalves Batista, o Fernando do Tide (PSD), teve deferido mandado de segurança a seu favor, no caso do processo de cassação que corre contra ele na Câmara Municipal. O julgamento do processo seria feito na última sexta-feira a tarde, e a tendência era de cassação do mandato de Fernando por seis votos a três. A juíza de direito da Comarca de Sombrio, Luciana do Nascimento Lampert, no entanto, entendeu que a construção do processo contra o vereador no legislativo se deu com várias interrogações, o que suscitou a suspensão dos trabalhos da comissão processante, e também a realização da sessão de julgamento contra Fernando do Tide, até posterior decisão judicial.
- Deputado estadual Tiago Zilli (MDB), sofreu infarto agudo no miocárdio na tarde de ontem, tendo sido transferido às pressas, de helicóptero, do Hospital São Sebastião, em Turvo, para o Hospital São José, em Criciúma. O parlamentar estava participando de um almoço de domingo com a família, em seu sítio, em Timbé do Sul, quando sentiu dores no peito. De imediato ele foi levado para o hospital de Turvo, onde foi constatado o infarto e providenciada sua transferência para Criciúma. De acordo com Luiz Pedro Pereira, assessor do deputado, ele permaneceu consciente durante todo o atendimento, tendo passado por um procedimento de cateterismo no final do dia. O deputado passa bem e permanece em recuperação hospitalar.