Eleições deste ano têm uma série de curiosidades interessantes em nossa região. Em Araranguá, o prefeito César Cesa (MDB), que disputa a reeleição, já trabalhou na iniciativa privada com o advogado Alcir Marcos (Solidariedade), que também está concorrendo ao cargo de prefeito. Em Balneário Gaivota, Fernando Ferreira (MDB), que está disputando a prefeitura, era Diretor de Esportes da atual gestão do prefeito Kekinha dos Santos (PSDB), que está disputando a reeleição. Em Maracajá, o ex-prefeito Antônio Carlos de Oliveira, o Cacaio (PP), que está concorrendo ao comando do Executivo Municipal, disputou a eleição majoritária de 2008 tendo o atual prefeito, Anibal Brambila (PSD), como seu companheiro de chapa, na condição de candidato a vice-prefeito. Ambos vão se enfrentar nas urnas em 6 de outubro.
Em Morro Grande, esta é a segunda vez que o prefeito Clélio Daniel Olivo, o Kéio (PP), concorrerá ao comando da prefeitura tendo como adversário o ex-prefeito Ênio Zuchinalli (Podemos). Em 2004, Kéio também era prefeito e perdeu a eleição por apenas seis votos para Zuchinalli, então filiado ao MDB.
Em Praia Grande, o prefeito Fanica Machado (PP) irá enfrentar novamente a candidatura do ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Adelírio Monteiro, a exemplo do que já aconteceu em 2020. Trata-se da única disputa em nossa região onde os candidatos a prefeito são os mesmos da eleição passada. Em Santa Rosa do Sul, o atual prefeito Almides da Rosa (PSDB), vai enfrentar o ex-prefeito Nelson Cardoso de Oliveira (PSD), de quem já foi Secretário de Governo.
Em São João do Sul, o ex-prefeito Alex Bianchin (PP) está enfrentando o ex-vice-prefeito Gilberto Delfino, o Betinho (PL), na briga pelo comando da prefeitura. Entre 2005 e 2008, Alex era prefeito e Betinho era o seu vice.
Há também muitas curiosidades pessoais. Ranieri Cardoso (PL), por exemplo, que disputa a Prefeitura de Balneário Arroio do Silva, é pastor evangélico. Fabrícia Borges (PT), que disputa a candidatura de vice-prefeita em Balneário Gaivota, é costureira. Já, Pedro D’ávila da Cunha (MDB), que concorre ao cargo de vice-prefeito, em Santa Rosa do Sul, é bananicultor. E por aí, afora.