Ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Araranguá, o advogado Ozair Banha da Silva, foi reconduzido a Coordenação Regional do Partido dos Trabalhadores, do Extremo Sul Catarinense, por aclamação, em encontro realizado no final de semana em Sombrio. Banha vinha coordenando o PT ao longo dos últimos três anos, e deverá permanecer na mesma função por igual período neste novo mandato.
O PT tem trabalhado bastante no fortalecimento dos segmentos setoriais, como o das Mulheres, da Juventude e o do LGBTQI+. Juntamente com Banha, também assumiram ou reassumiram funções para a próxima Coordenação filiados responsáveis pela Secretaria de Formação Política, de Organização Partidária, de Movimentos Populares e de Comunicação.
De acordo com Banha, a principal função da coordenadoria ao longo dos próximos dez meses será trabalhar pelo projeto de reeleição do presidente Lula da Silva (PT). O partido ainda não definiu se terá ou não candidato a deputado federal e, ou a estadual por nossa região, pois isto está condicionado a política de alianças que o PT fará com vistas a eleição estadual do ano que vem com outros partidos. Em princípio, os candidatos proporcionais que os militantes aqui do Extremo Sul apoiarão serão da região de Criciúma, entre eles o ex-prefeito de Maracajá, Arlindo Rocha, o Lale, que disputou a prefeitura criciumense pelo PT ano passado e que pretende disputar a Assembleia Legislativa ano que vem.
Em nível estadual, o PT permanece na expectativa de participar de um projeto majoritário moderado, com possibilidade de apoiar a candidatura do ex-senador Paulo Bauer ao Governo do Estado pelo PSB. Neste cenário, um candidato petista concorreria como candidato a vice, e Décio Lima (PT), que concorreu as duas últimas eleições ao governo catarinense, disputaria o Senado.
Finais
- Ex-senador Paulo Bauer se manifestou publicamente, pela primeira vez, a respeito de sua possível candidata ao Governo do Estado, pelo PSB, ano que vem. Seguindo o velho protocolo da precaução e dissimulação, Bauer disse que não é candidato a nada, que sequer está filiado a qualquer partido político, e ressaltou que tratativas neste sentido, neste momento, soam inodoras, por conta da distância das convenções estaduais de 2026. Conforme ele, quaisquer encaminhamentos mais sérios, a respeito de quaisquer candidaturas majoritárias, só devem começar a acontecer depois de fevereiro, “já que no Brasil tudo só começa depois do Carnaval”. Antes disto, ressalta, tudo é apenas um emaranhado de suposições. O ex-senador tem sido procurado por líderes estaduais e nacionais do PSB e do PT para assumir uma candidatura ao governo, com o apoio da esquerda do MDB. Por enquanto, no entanto, tem saído pela tangente, mas já deu para perceber que a Mosca Azul o rodeia.
- Prefeito de Balneário Gaivota, Kekinha dos Santos, e o de Santa Rosa do Sul, Almides da Rosa, acreditam que o Republicanos, partido em que ambos ingressaram no último dia 27 de setembro, não terá candidato a deputado estadual por nossa região. Conforme eles, a base da legenda aqui no Extremo Sul Catarinense deverá apoiar o projeto de reeleição do deputado Sérgio Motta, um dos principais líderes do partido em nível estadual, ao lado do deputado federal Jorge Goetten. Já no que diz respeito à candidata à Câmara Federal, a legenda, no Sul do Estado, está meramente esperando a transferência partidária da deputada federal Geovânia de Sá (PSDB), para hipotecar apoio ao seu projeto de reeleição. Em relação à Geovânia, os prefeitos Kekinha e Almides deverão abraçar integralmente sua candidatura. Já Sérgio Motta deverá integrar uma lista que contempla deputados a serem apoiados, de diversos partidos, que também ajudaram suas gestões ao longo dos últimos anos.











