Prefeitos de Balneário Gaivota, Kekinha dos Santos, e de Santa Rosa do Sul, Almides da Rosa, que foram eleitos e reeleitos pelo PSDB, respectivamente em 2020 e 2024, se filiaram ontem ao Republicanos, partido que é presidido em nível estadual pelo deputado federal Jorge Goethen, mas que tem como principal comandante o governador Jorginho Mello (PL). Para se ter ideia, o vice-presidente do Republicanos catarinense é José Agostinho Mello, irmão de Jorginho.
A ida de Kekinha e Almides para o partido tem como objetivo, por óbvio, estreitar a ligação de suas administrações com o Governo do Estado, que finalmente começou a abrir os cofres para convênios com as prefeituras. Não é segredo para ninguém que quanto mais próximo um prefeito estiver do governador, mais recursos ele conquistará para a prefeitura que administra.
Em relação ao PSDB de Gaivota e de Santa Rosa do Sul, haverá uma tendência natural de migração dos filiados do partido para o Republicanos, seguindo os passos de seus respectivos maiores líderes. No que diz respeito aos vereadores do PSDB, os que quiserem migrar para o Republicanos vão precisar esperar pela janela de transferência partidária de março de 2028, para que possam promover a mudança de partido sem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. Vale lembrar, no entanto, que o PSDB tem estudado a possibilidade de se fundir, ou ser incorporado por outra sigla, o que deixaria os vereadores liberados para deixar o partido a qualquer tempo.
Com a saída de seus únicos dois prefeitos aqui no Extremo Sul Catarinense, no que diz respeito aos Executivos Municipais, o PSDB ficará apenas com a filiação do vice-prefeito de Turvo, Giovani Carlessi, e da vice-prefeita de Morro Grande, Tati Scarpati Fenali, que muito provavelmente também deverão emigrar do partido, já que a principal líder da legenda no Sul do Estado, a deputada federal Geovânia de Sá, está apenas esperando a abertura da janela de transferência partidária federal, em março do ano que vem, ou fusão ou incorporação de seu partido, para migrar para o PSD. Nos legislativos municipais, o PSDB conta com 15 vereadores em nossa região, distribuído em oito Câmaras, a grande maioria sem destino certo diante da debandada que a legenda vem sofrendo. A maioria deverá migrar para o Republicanos ou PSD, partidos que estarão na linha de frente das eleições estaduais do ano que vem.
Finais
Coordenador Regional do Republicanos, Marco Antônio Mota, o Motinha, diz que seu partido deverá receber outras importantes filiações ao longo dos próximos meses em nossa região. O assunto, no entanto, vem sendo tratado a sete chaves dentro do partido, para evitar o assédio de outras siglas aos futuros filiados. De acordo com Motinha, as filiações de Kekinha dos Santos e de Almides da Rosa no seu partido vinham sendo trabalhadas a mais de um ano, e só agora se concretizaram. Na mesma toada, o Coordenador afirma que várias outras lideranças políticas da região também estão prestes a se filiar ao Republicanos, mas que tudo se dará ao seu tempo. Em relação a uma possível candidatura sua a deputado estadual ano que vem, Motinha confirma a disposição, mas ressalta que o assunto será tratado de forma ampla dentro do partido.
PT confirmou a vitória do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, como novo presidente nacional do partido, em eleição ocorrida no último domingo. A disputa pela presidência do PT em Minas Gerais está sob judice, mas os percentuais conquistados por Edinho em outros Estados já garantem a vitória a ele, independentemente do resultado final da disputa mineira. Em Santa Catarina, o deputado estadual Fabiano da Luz venceu o primeiro turno da eleição pela presidência estadual do PT, conquistando 3.082 votos, apenas 127 votos a mais do que a segunda colocada, a também deputada estadual Luciane Carminatti. Já o deputado estadual Pedro Baldissera, que representava a renovação mais viável para o PT catarinense ficou na terceira colocação, com 2.040. O segundo turno, entre Fabiano da Luz e Luciane Carminatti acontece dia 27 de julho.