Nas eleições deste ano, aqui no Extremo Sul Catarinense, região composta por 15 municípios, 12 partidos disputaram vagas executivas e legislativas, ou apenas legislativas, com o firme propósito de eleger seus candidatos. Após o escrutínio das urnas, foram eleitos seis prefeitos do Progressistas, quatro do MDB, dois do PL, dois do PSDB, e um do PSD. O PSD também elegeu quatro vice-prefeitos, a exemplo do Progressistas. O MDB elegeu três vices, o PSDB elegeu dois, e o PL também dois. No que diz respeito ao número de vereadores, o MDB elegeu 46, o Progressistas 36 e o PSD 24. O PL elegeu 18, o PSDB 15, o União Brasil e o Republicanos elegeram quatro cada um, e o PDT, PRD, Novo e Podemos elegeram um vereador cada.
Em que pese todos estes números, para se saber qual a força de cada partido nos municípios, o ideal é analisarmos o número de votos que cada um recebeu nas eleições de 6 de outubro para seus candidatos a vereador. A eleição majoritária, que é aquela destinada a eleger prefeitos e vices, acaba não sendo um termômetro eleitoral eficiente, já que um candidato a prefeito pode receber votos de eleitores de diversos outros partidos que não seja o seu. Já os candidatos a vereador, na absoluta maioria das vezes, recebem votos de eleitores simpáticos a sua legenda de filiação.
O Progressistas de nossa região mostrou-se mais forte, no pleito deste ano, aqui no Extremo Sul, em Timbé do Sul, onde seus candidatos a vereador somaram 48% dos votos dos eleitores do município. Já o MDB mostrou-se mais forte em Jacinto Machado, onde seus candidatos a vereador somaram 47% dos votos dos eleitores locais.
O PSDB obteve sua maior votação em Balneário Gaivota, onde os candidatos a vereador do partido somaram 31% dos votos legislativos. Também com 31% dos votos legislativos, o PSD obteve sua maior votação legislativa em Balneário Arroio do Silva.
O PL de Meleiro conquistou 30% dos votos para seus candidatos a vereador, destacando-se dos demais 13 municípios onde a legenda teve candidatos legislativos. O Republicanos conquistou seu maior percentual de votação legislativa em Araranguá, ao emplacar 15% do eleitorado local. O União Brasil, por sua vez, também teve seu melhor desempenho na Cidade das Avenidas, onde conquistou 14% dos eleitores para seus candidatos a vereador.
O Podemos teve seu melhor desempenho em Morro Grande, onde conquistou 15% dos eleitores para seus candidatos legislativos, e o PDT se destacou em São João do Sul, onde emplacou 11%.
O Partido Novo lançou candidatos a vereador apenas em Passo de Torres, e o PRD apenas em Balneário Gaivota. O Novo fez 10% dos votos legislativos do município, e o PRD 9%. Por fim, o PT que disputou a eleição deste ano em seis municípios de nossa região, alcançou seu melhor desempenho regional em Passo de Torres, onde emplacou 5% dos votos.
FINAIS
- Na madrugada de ontem um vereador de Timbé do Sul foi preso em flagrante em Turvo, após um episódio de agressão envolvendo sua namorada. De acordo com informações das autoridades que atenderam a ocorrência, o político aparentava estar embriagado. Durante uma discussão acalorada, ele teria ameaçado a mulher de morte. Acionada, a Polícia Militar precisou intervir para conter o vereador, que estava bastante alterado. Ele resistiu à prisão, sendo necessário o uso de algemas para contê-lo. A mulher apresentava marcas visíveis de agressão. Ao ser levado para a delegacia, o vereador negou todas as acusações, mas foi autuado em flagrante por ameaça e lesão corporal. Após o procedimento na Polícia Civil, ele foi encaminhado ao Presídio Regional de Araranguá, onde permaneceu a disposição da justiça.
- Os dois únicos municípios da região onde o mesmo partido elegeu chapa majoritária completa foram Sombrio e Passo de Torres. Em Sombrio, o MDB emplacou a prefeita reeleita Gislaine Dias da Cunha e o vice-prefeito reeleito Jeriel Isoppo. Já em Passo de Torres, o Progressistas emplacou o prefeito reeleito Valmir Rodrigues, e o vice-prefeito eleito Mateus Porto. Em todos os demais 13 municípios da região, o prefeito eleito, ou reeleito, é filiado a um partido, e seu vice é filiado a outro partido. Há dobradinhas para todos os gostos, que vão desde PSDB com PL de vice, até MDB com Progressistas de vice. No que diz respeito às coligações de um modo geral, os partidos que mais estiveram próximos nas eleições deste ano foram o MDB e o PSDB de um lado, e o Progressistas e o PSD de outro lado.