Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina começou o julgamento do senador Jorge Seif (PL), acusado pelo PSD de abuso de poder econômico no pleito eleitoral do ano passado. O principal ponto da acusação versa sobre supostos benefícios a Seif, orquestrados pelo empresário Luciano Hang, dono nas Lojas Havan, durante sua campanha, o que englobaria a utilização de um helicóptero pelo então candidato.
O TRE catarinense começou o julgamento na última quinta-feira, com dois votos, o que incluiu o da relatoria, ambos pela absolvição de Jorge Seif. Houve pedido de vistas no processo, e a retomada do julgamento deverá acontecer apenas no próximo dia 7 de novembro.
O meio político catarinense está apostando na absolvição do senador na Justiça Eleitoral de nosso Estado, com um placar que poderia ser de 5 a 2 ou 4 a 3. Todavia, o PSD pode recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, e, neste caso, os ventos já não seriam tão favoráveis ao senador. O TSE costuma ser bastante rígido em casos como o que envolve Jorge Seif, e, em havendo provas robustas de que de fato ele se utilizou do poderio econômico do empresário Luciano Hang, na campanha eleitoral de 2022, há sim o risco de cassação na Capital Federal.
É bom lembrar que no início de maio deste ano o prefeito de Brusque, Ari Vequi (MDB), e seu vice, Gilmar Doener (DC), foram cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Uma ação movida pelo PT, do candidato derrotado na disputa pela prefeitura de Brusque em 2020, Paulo Eccel, defendia a tese de que Ari Vequi e Gilmar Doener teriam sido, também, beneficiados pela atuação de Luciano Hang naquele processo eleitoral. Basicamente, Hang gravou uma série de vídeos tecendo críticas a candidatura petista. O ministro Alexandre de Moraes partiu do princípio que houve abuso do poder econômico naquele pleito, desequilibrando a balança eleitoral em favor dos eleitos, que acabaram cassados. É conveniente observar que as acusações que pesam contra Jorge Seif, envolvendo Luciano Hang, são bem mais pesadas do que as que envolviam o prefeito e vice de Brusque, e o dono nas Lojas Havan. Outro ponto que pode prejudicar o senador, no Tribunal Superior Eleitoral, foi o fato de Luciano Hang ter indicado o também empresário Hermes Klann para ser o primeiro suplente de Jorge Seif na eleição do ano passado, situação esta amplamente divulgada pela imprensa política catarinense durante a campanha eleitoral de 2022. Este fato ligaria ainda mais Luciano Hang a Jorge Seif.
Finais
- Prefeita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha (MDB), convocou coletiva de imprensa para hoje, às 14h, em seu gabinete. Em pauta dois recursos vindos do Governo do Estado para Sombrio. O primeiro, na ordem de R$ 1.5 milhão para a implantação de uma ciclovia entre o bairro Rússia e a ponte sobre o rio Caverá, que limita Sombrio de Balneário Gaivota. O segundo, na ordem de R$ 5 milhões, para a pavimentação da avenida Guilherme Tiscoski, entre o bairro Parque das Avenidas e o distrito de Nova Guarita. De acordo com o Secretário Municipal de Administração e Finanças, Márcio Abatti, as duas obras deverão ser iniciadas ainda este ano.
- Em princípio, deu certo para o governo do presidente Lula da Silva (PT) a entrega da presidência da Caixa Econômica Federal para um apadrinhado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Progressistas de Alagoas. Em questão de horas as pautas do Governo Federal, que estavam trancadas na Câmara, foram desobstruídas. Mas se o namoro entre Lula e Arthur Lira finalmente desenrolou, o que ainda continua enrolado é o próprio Progressistas. É que o partido rachou de vez depois que passou a ocupar a presidência da Caixa, já que também é forte o grupo comandado pelo presidente nacional na legenda, Ciro Nogueira, e que não abre mão de continuar na oposição ao governo Lula.