O Samae, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, de Araranguá tem motivos de sobra para celebrar, nesta quinta-feira, 11 de agosto, o Dia Nacional do Estudante. A autarquia mantém a filosofia de incentivar a pesquisa, o estudo, a troca de ideias e a ampliação do conhecimento.
Várias ações são feitas neste sentido. Exemplo disso é o plano de incentivo para que seus profissionais se qualifiquem. Por meio de projeto aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo Executivo Municipal, o Samae disponibiliza seis bolsas de estudos para servidores, sendo três destinadas para aperfeiçoamento a título de pós-graduação e três para fins de graduação.
Além disso, desde 2012, é desenvolvido o Projeto Samae na Escola, que cresce em quantidade e qualidade, ao após ano. A atividade abrange palestras proferidas pela Técnica em Química Industrial, Fernanda Fernandes e pelo operador de ETA, Gilvanir Trento Tristão, visitas guiadas aos mananciais naturais onde a água é captada e a estrutura da autarquia, entrega de cartilha educativa impressa e distribuição de copos de água envasados no próprio Samae. Responsáveis por unidades de ensino de Araranguá interessados em agendar participação nas atividades podem fazer isto pelo fone: 3524-0837, com a coordenadora do projeto, Paula Rezena.
Estas iniciativas têm despertado interesse da classe escolar. O estudante Pedro Henrique Marcílio da Silva recentemente esteve visitando a sede da autarquia. Filho do casal Marcos Pereira da Silva (Mano) e de Kelly Marcílio, ele frequenta o 4º ano da Escola de Educação Fundamental Padre Antônio Luiz Dias, em Balneário Morro dos Conventos. Além de conhecer a estrutura da autarquia, receber informações sobre o funcionamento sobre preservação ambiental, tratamento do esgoto sanitário e abastecimento de água, o aluno levou exemplares da cartilha para sua professora e coleguinhas.
Saiba mais
A história de como surgiu o Dia do Estudante nos remete à data de 11 de agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país em São Paulo e Olinda (mais tarde transferido para Recife).
Até esse dia, quem estivesse interessado em obter um curso superior, teria que ir à Coimbra, em Portugal, onde se localizava a faculdade mais próxima.
Um século mais tarde, em meio às comemorações dos cem anos dos cursos de direito, um dos participantes, chamado Celso Gand Ley, propôs que esse dia fosse escolhido como o Dia do Estudante, sendo prontamente atendido. Internacionalmente, a homenagem aos estudantes acontece em 17 de novembro.