Embora as obras de saneamento ainda não estejam licitadas, o Samae de Araranguá já iniciou as avaliações e o planejamento com o objetivo de viabilizar, o mais breve possível, a execução de três benfeitorias em diferentes pontos do bairro Urussanguinha. Todos os locais, já receberam vistorias dos profissionais e da direção da autarquia.
As benfeitorias serão feitas em sintonia com a Administração Municipal de Araranguá, possibilitando que a autarquia conclua as obras subterrâneas e depois seja executada a pavimentação.
Entre os trechos que devem receber implantação de rede de esgotamento sanitário, é a avenida Coronel João Fernandes, no trecho Sul, da rua Bento Gonçalves até a rodovia SC-447. A Administração de Araranguá, já licitou a pavimentação, objetivando implantar camada asfáltica nesta área.
Já na rua Manoel Roseno Pereira, no bairro Urussanguinha, a autarquia realiza estudos viando implantar rede de esgotamento público num trajeto de aproximadamente 600 metros. E na mesma comunidade, também está planejada a colocação da rede de esgotamento sanitário na travessa 2 da rua Armelindo Cesa.