Criado em 2014, o Projeto Samae na Escola tem sequência este ano, mobilizando 12 escolas da área urbana e da zona rural da Rede Pública Municipal de Araranguá. A ação é resultado da parceria entre Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto e Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.
Desta vez, o concurso aborda o tema “A importância da água e do meio ambiente”. O assunto foi trabalhado em sala de aula, sob a coordenação dos professores, que desenvolveram atividades lúdicas e pedagógicas visando conscientizar os estudantes quanto à importância do uso racional da água, bem como a valorização do meio ambiente.
Houve a seleção de 38 trabalhos, que receberão certificados e brindes-surpresa, além de garantirem o direito de participar, em 22 de março do próximo ano – Dia Mundial da Água – do sorteio de duas bicicletas.
A programação inicial previa que, no dia 2 de outubro fosse realizado um evento para entrega dos certificados e brindes-surpresa. Os organizadores, entretanto, optaram por fazer a entrega dos impressos em cada uma das 12 escolas participantes do projeto. “O ano letivo se aproxima do final, o que naturalmente resulta em muitas provas e trabalhos. Além disso, depois de intenso esforço de vários setores, finalmente os números da pandemia apresentam um nível de estabilidade. Assim, concluímos que seria prudente evitar aglomerações”, explica a diretora administrativa interina do Samae, Michele Ungaratti Broilo. Ela também revela que, a premiação começará a ser distribuída aos educandários no início de outubro.
No concurso deste ano, os estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino ficaram distribuídos em dois blocos: o primeiro englobou alunos do primeiro ao do Ensino Fundamental, que elaboraram desenhos; já o segundo grupo envolveu alunos do quarto ano, que redigiram redações.