Pela primeira vez e na maior operação de transferência já realizada pelo sistema prisional catarinense, foram reenviados pela polícia penal, 50 internos oriundos do Rio Grande do Sul, que não possuem nenhum processo em Santa Catarina. Eles foram presos no Estado por terem mandado de prisão em aberto no Rio Grande do Sul.
A operação ocorreu nesta quinta-feira, dia 5. O secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, Carlos Alves, vem tratando do assunto a alguns meses com o secretário de Assuntos Prisionais e Socioeducativo do Rio Grande do Sul, para efetivar o retorno desses presos para o Estado gaúcho. Essa ação auxilia a desafogar o sistema prisional catarinense.
A Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa e o Departamento Geral de Polícia Penal fizeram o planejamento desta operação de alta complexidade, onde foram empregados, dois ônibus, seis viaturas ranger, 30 policiais penais das equipes especializadas como o SOE (Serviço de Operações e Escolta), GTI (Grupo Tático de Intervenção) e canil.
A operação contou ainda com o apoio de um helicóptero da Polícia Militar que foi até Criciúma e uma aeronave da Polícia Civil, que acompanhou os detentos até a unidade prisional no RS.