Um encontro realizado no auditório da Prefeitura marcou o início do programa Rede Rural de Segurança, da Polícia Militar de Santa Catarina, no município. A iniciativa tem como objetivo aproximar a PM dos moradores das áreas rurais, fortalecendo a prevenção e ampliando a sensação de segurança no campo.
Na última semana, o major Marcelo Faber, comandante da 2ª Companhia, e o sargento Demian Lapa, do 1º Grupo da Polícia Militar, reuniram-se com representantes do poder executivo e legislativo, além de associações de agricultores e moradores do interior, para apresentar o programa.
“O objetivo é resgatar um costume antigo, que é o de conhecer os nossos vizinhos. Queremos estreitar relações com os moradores do interior, contribuindo para que a polícia possa agir rapidamente diante de movimentações suspeitas nas comunidades”, explicou major Faber.
O encontro contou ainda com a presença do prefeito Almides Roberg da Rosa, do vice-prefeito Pedro D’Ávila da Cunha, vereadores e secretários municipais. O prefeito destacou a importância da participação da comunidade e anunciou a intenção de ampliar a instalação de câmeras de monitoramento, inclusive em pontos estratégicos das áreas rurais. “O programa Rede Rural vai fortalecer ainda mais a segurança, com os próprios moradores relatando à polícia qualquer suspeita que possa surgir”, afirmou Almides.
A partir da reunião, a PM iniciará o cadastro dos moradores interessados em participar do programa, formando grupos para troca de informações de segurança e possibilitando a averiguação de suspeitas nas áreas rurais. A iniciativa segue o modelo do programa Rede de Vizinhos, já implantado nas áreas urbanas do município.